Crise hídrica e risco de apagão? Saiba o que isso tem a ver com o seu bolso!

11 de agosto | 2021

O aumento da conta de luz encarece a produção de praticamente tudo, elevando o preço de alimentos, bens de consumo e serviços. O resultado é a inflação mais alta e a saída é uma só: economizar consumo e recursos.

 

Por Me Poupe!

São incontáveis os alertas na capa dos jornais e em sites de meio ambiente de que os recursos naturais do planeta estão acabando. As consequências disso já estão acontecendo: basta olhar as alterações do clima em todo o mundo e a crise hídrica (que é como estão chamando a velha e conhecida falta de água), que toma conta do Brasil e ameaça o país com um risco de apagão (de luz) ainda este ano.

 

 

“Socorro, Me Poupe! Não consigo nem imaginar. Mas o que isso tem a ver comigo e o meu bolso?”

 

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri, em preto e branco, com expressão preocupada dizendo “quem tá chocada sou eu”

 

Infelizmente, minha pupila e meu pupilo, tem muita coisa. E nem estou falando (só) das atitudes individuais e coletivas pra economizar recursos pra salvar o planeta, que isso todo mundo deve ter cada vez mais consciência e compromisso pra reverter, além da necessidade de buscar energia sustentável.

 

Crise da água e da luz

O que eu quero alertar hoje é pros cuidados que você deve ter pra não acabar a luz justo quando você estiver tomando seu banho quente! Já pensou, que susto e que ruim, esse BANHO DE ÁGUA FRIA?! Bem, isso se não acabar a água antes. Pois é!

Vamos aos fatos: com a grave crise hídrica nos reservatórios de hidrelétricas brasileiras, o órgão Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) acendeu mais um alerta – agora em luz de neon, que gasta menos energia! – sinalizando que a capacidade de geração de energia no país poderá ser levada ao seu limite já em novembro desse ano!

 

Nathalia Arcuri surpresa, exclamando "o quê?!"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri surpresa, exclamando “o quê?!”

 

Explicando direitinho

Pra ficar mais fácil de entender, é assim, ó: a falta de água (crise hídrica) faz com que as hidroelétricas fiquem com seus reservatórios vazios, obrigando o acionamento das termelétricas (mais caras, mais poluentes), que por sua vez ficam sobrecarregadas e geram aumento na energia elétrica.

E como que resolve essa pendenga? Investindo mais dinheiro pra bancar essas termelétricas carérrimas, manter os reservatórios e o fornecimento de energia. E é aqui que entra o seu bolso: esse prejú é repassado pelo governo pra população, nas bandeiras tarifárias, acionadas quando a produção de energia encarece.

 

Bandeira tarifária vermelha patamar 2 tem aumento de 52% e deixa energia mais cara

 

Prejú no bolso

Lembra que há algumas semanas a Aneel aumentou em 52% o valor da bandeira vermelha patamar 2 no Brasil? Pois é, esse aumento já gerou acréscimos de mais ou menos 8% na conta de luz de brasileiras e brasileiros, e a previsão é de que aumente mais em setembro, pra frear o consumo. Nessa brincadeira (de mau gosto), a conta extra será de mais R$ 3,6 bilhões na conta de luz, pra evitar o temido apagão. Um sufoco!

 

 

 

 

 

 

 

Luz mais cara, comida mais cara

 

O aumento da energia elétrica encarece a produção de praticamente tudo, elevando o preço de alimentos, bens de consumo e serviços. Então, como se não bastasse o aumento na conta da luz, você paga mais pra comer, comprar e contratar. Nesse post eu explico por que tudo está tão caro e trago dicas de como economizar energia, gasolina e dinheiro.

 

 

 

 

 

 

 

Agora é que o bicho pega: a inflação

 

O que tem em comum entre o aumento na conta de luz e o alto preço das coisas? A temida, porém, insistente inflação (IPCA), que no mês de julho avançou pra 0,96% e atingiu 8,99% no acumulado dos últimos 12 meses. É a maior alta para o mês de julho desde 2002.

Quem é cringe vai se lembrar do grande mistério que rodeava o país lá pelos anos 1980: “Tostines vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais?”. Mas agora é outro mistério que tem deixado o país de cabelo em pé: “as coisas ficam mais caras porque a inflação sobe ou a inflação sobe porque as coisas estão mais altas”?

Até que surjam outras alternativas pra esses problemas – crise hídrica X aumento na conta de energia X alto preço das coisas X inflação nas alturas –, como investimentos em fontes de geração de energia limpa, renovável e sustentável, a resposta pra esse mistério é economizar.

 

Nathalia Arcuri concentrada, falando pausadamente "simples"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri concentrada, falando pausadamente “simples”

 

Economizar pra fugir do apagão

Pra ajudar com dicas pra economizar, preparei um Nathflix esperto pra você maratonar com sua gata ou seu gato, seu PET, sua família e até suas amigas e seus amigos! Afinal, quem avisa, amigo é!

 

25 dicas práticas pra economizar EM 2021! ECONOMIZEI 400 MIL FAZENDO ISSO!

ALUGUEL MAIS CARO? Passo a passo pra REDUZIR! Fiz isso e ECONOMIZEI 580 REAIS!

ESSAS FERRAMENTAS GRATUITAS ME AJUDARAM A ECONOMIZAR 1600 REAIS! #POUPETECH

14 DICAS PARA FAZER AS COMPRAS DO SUPERMERCADO DURAREM 10X MAIS

7 SITES E APLICATIVOS DE DESCONTOS PARA ECONOMIZAR (muito) DINHEIRO! Economizei mais de R$23MIL!

 

Faixa bônus

Pra ensinar a economizar água e luz (além de sabonete e shampoo!), eu pedi pra Nath Arcuri fazer um vídeo com dicas de como economizar na hora de tomar banho.

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja o primeiro a deixar seu comentário