Hoje, reestreia a série Mulheres que Mudam o Mundo, que a Me Poupe! produz em parceria com o YouTube. A minha intenção com ela é inspirar, dividir conhecimento e mostrar pra mais mulheres empreendedoras que é possível, SIM, ter sucesso com a sua ideia!

Por Nathalia Arcuri

Mas a história do Mulheres que Mudam o Mundo não começa agora. Nem foi em março deste ano, quando a gente publicou o primeiro episódio, com a Zica Assis, do Instituto Beleza Natural.

“Nath, eu não tava sabendo desse episódio!! Como faz pra assistir??”

Vou facilitar sua vida e já colocar o vídeo direto aqui pra você ver:

Não, mepoupeira e mepoupeiro… A primeira sementinha do Mulheres que Mudam o Mundo é bem mais antiga do que isso. Ela surgiu quando eu comecei a Me Poupe!, há mais de cinco anos.

Eu sentia que tinha poucos ícones pra me inspirar, seguir e pedir ajuda. Eu queria conhecer a trajetória de mulheres empreendedoras de sucesso, entender quais eram suas dúvidas e inseguranças, suas cobranças e dificuldades… Mas, também, como elas tinham conseguido passar por desafios que eu estava começando a enfrentar.

Afinal, empreender, pra uma mulher, é mais difícil que pra um homem. A Me Poupe!, em parceria com a Toluna, até realizou uma pesquisa sobre empreendedorismo na pandemia que mostra isso. Clique aqui pra ver o infográfico que a gente fez com os dados!

As mulheres têm cobranças e questões que homens não têm. E isso ficou bem claro pra mim quando eu conversava com meus mentores – que, na época, eram todos homens: sempre que falava sobre minha família, meus sentimentos ou alguns comportamentos… Parecia que eles não conseguiam acompanhar a conversa. Afinal, eles não tinham tido uma experiência como a minha!

Nathalia Arcuri concentrada, falando pausadamente "simples"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri concentrada, falando pausadamente “simples”

Empreendedorismo feminino: enfrentamos, sim, mais problemas!

Com o passar dos anos, recebi milhares – e não estou exagerando: são MILHARES mesmo! – de mensagens de mulheres que têm questões muito parecidas com as que eu tinha quando comecei. E, algumas, eu ainda tenho!

Eram mulheres que diziam ser muito difícil empreender tendo filhos. Ou chateadas, porque as pessoas mais próximas delas não acreditavam na ideia. Ou, ainda, dizendo que sonhavam em abrir o próprio negócio, mas era impossível.

Nathalia Arcuri dizendo "claro que não!"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri dizendo “claro que não!”

“Impossível”! Eu nunca me conformei com essa palavra. Nunca aceitei que ela fizesse parte do meu vocabulário. Não é porque ninguém tentou que algo não vai dar certo.

Eu queria me conectar com essas mulheres e mostrar que é, SIM, possível. É difícil? Também é! Mas isso não quer dizer que não dê pra superar as dificuldades e ter sucesso. Afinal, outras mulheres já fizeram. Nós podemos nos espelhar nelas, encontrar os momentos mais importantes, os episódios de virada nas trajetórias delas.

Mas… COMO eu poderia fazer isso?

Surge uma grande oportunidade para Mulheres que Mudam o Mundo

Com tudo isso martelando na minha cabeça, surgiu uma oportunidade perfeita. Eu participei do YouTube Summit, em Los Angeles, onde eles anunciaram o Originals. Eram verdadeiras superproduções, patrocinadas pelo YouTube, pra alguns canais desenvolverem projetos únicos!

Eu tinha certeza: era hora de fazer algo grandioso, de dividir com mais gente tudo que eu tinha aprendido sobre empreendedorismo feminino até ali. Mas eu não tinha todas as respostas!

Então, poderia também ir atrás dessas mulheres que já chegaram mais longe, superaram dificuldades que eu sequer sonhei em passar, aprender mais ainda com elas e levar esses aprendizados pra milhares de mulheres no Brasil inteiro. E no MUNDO inteiro!

Foi assim que surgiu o Mulheres que Mudam o Mundo. O meu objetivo com ele é que seja uma espécie de mentoria coletiva em forma de documentário. Assim, todo mundo pode conhecer essas mulheres FODÁSTICAS que desafiaram as regras, acreditaram nelas mesmas e conquistaram seus lugares ao sol… E na cadeira da presidência!

#PRATODOSVEREM: Nath Arcuri, sentada, no estúdio com fundo branco e detalhes pretos, levanta os braços e grita “Ah, que festa!”.

E quem tá começando?

Mas… Eu também sabia que isso não seria suficiente. Afinal, pra quem tá começando, essas histórias parecem longe DEMAIS da realidade. Eu sei: eu já estive no começo, e também sentia isso! Eu tinha dúvidas e problemas muito particulares, e as histórias de quem já tinha sucesso me inspiravam… Mas não resolviam essas questões específicas.

Por isso, no Mulheres que Mudam o Mundo, eu também quis ajudar essas mulheres que são autônomas ou pequenas empreendedoras a resolver os problemas de “agora”! Então, em cada episódio da série, além da conversa com uma empreendedora de (muito) sucesso, você também vai assistir a uma verdadeira consultoria com quem ainda tá no começo dessa jornada de empreendedorismo, pra dar os próximos passos e seguir na caminhada!

Quer ter uma ideia de como é essa conversa? Eu fiz uma minissérie especial no PoupeCast com três das empreendedoras que participaram do primeiro episódio do Mulheres que Mudam o Mundo, e ela já está no ar! Pode clicar aqui pra ouvir cada um deles, porque tenho certeza que pelo menos DUAS das questões delas também estão na sua cabeça.

Leia também: 7 lições da Nathalia Arcuri para empreendedoras e empreendedores

E eu garanto: todas as histórias do Mulheres que Mudam o Mundo vão te trazer muita inspiração, mas também muito aprendizado prático! Esse esse era um ponto crucial pra mim com a série: que tudo se tornasse uma lição a ser aprendida, e que você conseguisse trazer pra sua realidade de um jeito muito fácil. Afinal, sendo uma mulher empreendedora, você já vai enfrentar muitas dificuldades… E a gente tá aqui pra deixar esse peso um pouco mais leve.

Nathalia Arcuri sentada, durante uma entrevista, dizendo "o poder feminino baixou no Me Poupe!"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri sentada, durante uma entrevista, dizendo “o poder feminino baixou no Me Poupe!”

Assista a todos os episódios de Mulheres que Mudam o Mundo!

“Caramba, Nath, eu tô muito empolgada pra ver essa série!!!!”

Ah, que festa do empreendedorismo feminino!

Eu fico muito feliz em saber disso. Afinal, o Mulheres que Mudam o Mundo foi criado justamente pra ajudar, inspirar e mostrar que é possível, sim, ser uma mulher empreendedora de sucesso!

Não importa a sua origem, a sua história, os seus objetivos… Você vai se identificar com as participantes, entender as dificuldades que enfrentaram e aprender com suas conquistas.

Você já viu o primeiro episódio, com a Zica Assis. Já viu, né??? Eu até pus aqui no post pra você ver!!! Se não viu, depois rola lá no começo e assista.

O segundo episódio, que marca a reestreia da série, tem a participação de Luiza Helena Trajano, e já está no ar! Você pode assistir lá no canal da Me Poupe! no YouTube, ou aqui mesmo:

Nos próximos episódios, teremos mais mulheres incríveis: Cleusa Maria da Silva, da Sodiê Doces; Carla Sarni, da Sorridents; Adriana Barbosa, do PretaHub; e Mariana Vasconcelos, da AgroSmart.

Pra não perder nenhum, se inscreve no canal e clica no balangodango da Nath! Dessa forma, o YouTube te avisa assim que tiver vídeo novo no canal.

Espero que você vibre, se emocione e encontre respostas pras suas principais dúvidas na série. Ela foi feita com muito carinho e muita dedicação justamente pra te ajudar a ir cada vez mais longe e mudar o SEU mundo!

Beijos milionários e empreendedores,

Nath Arcuri