Fuja das compras por impulso durante a Black Friday

17 de novembro | 2021

Aqui na Me Poupe! estamos em Breque Friday: pisando no freio, refletindo e fazendo as melhores escolhas como consumidores. Tá cansada ou cansado de todo fim do mês tomar aquele susto com a fatura do cartão – e nem sequer lembrar a origem de tantos gastos? Pega na nossa mão e vamos juntos aprender a brecar as comprinhas impulsivas!


Por Me Poupe! | Publicidade

O-LÁ, Me Poupeira! e Me Poupeiro!. Chegamos com mais um conteúdo pra te ajudar a botar um verdadeiro ponto final nos gastos desnecessários e, é claro, alavancar suas finanças. 

AH-QUE-FESTA-DO-CONTROLE-DE-IMPULSOS

 

Na nossa Breque Friday você já aprendeu a fazer uma grana extra com os itens que tinha parados em casa (clica aqui se você perdeu essa), já acompanhou esse vídeo especial aqui, do Poupe Tech com o Jobs, e conferiu as dicas pra organizar suas finanças usando a tecnologia a seu favor e também já viu que é tempo de consumo inteligente, ou melhor, consciente (clica aqui se você também vacilou e não acessou esse conteúdo)!

Agora chegou a hora de dominar a sabotadora ou sabotador de orçamentos que existe dentro de você: vamos brecar o consumo impulsivo – ou compulsivo, no pior dos casos! VEM.



IDENTIFICANDO OS GATILHOS

 

O que pega por aí? Aquelas chamadas de “QUEIMA DE ESTOQUE ATÉ 70% OFF”, os produtinhos tentadores que ficam na boca do caixa, as atraentes vendas casadas (do tipo leve 4 pague 3 ou os descontos progressivos), os apps de delivery pipocando na tela ou aquela comprinha com a justificativa de ‘eu mereço’?

Pois é, a gente vive BOMBARDEADO de estímulos consumistas e falar aquele sonoro ‘NÃO’ requer bastante força de vontade. 

A compra por impulso acontece assim: sem um planejamento prévio, de maneira repentina e descontrolada. Ou seja, é aquela compra rápida, sem pensar nas consequências e onde não há deliberação ou consideração das consequências.

Elas costumam estar ligadas à regulação do próprio humor, à sensação de prazer e felicidade. Muitas pesquisas mostram que a mesma área do cérebro que é ativada ao comprarmos algo é também a da sensação de euforia criada a partir do uso de drogas. 

 

Nath Me Poupe

#PARATODOSVEREM: Nath Arcuri gesticulando e dizendo o tradicional ditado: “quem avisa amigo é”.

 

Nosso cérebro interpreta a compra como um momento de intenso prazer, liberando hormônios como a serotonina e dopamina. Acontece que esse é um comportamento imediatista e o prazer não se sustenta por muito tempo, o que pode nos fazer entrar num looping infinito de busca de prazer.

 

“Mas Me Poupeeeeee!, eu preciso de ajuda pra lidar com esses gatilhos”. Acalma o coração e vamos juntos nessa!

 

black friday me poupe

 

#1 DIGA “NÃO” PRAS OFERTAS

 

Alô, alô, escuta bem o que vamos dizer: você precisa buscar outras fontes de prazer e aprender a dizer uns bons “NÃOS”. E aí você deve estar se perguntando como fazer isso? 

Existem estratégias infinitas, como desativar notificações, pop-ups e anúncios da sua tela, passar longe das lojas que você sabe que te atraem, estipular um orçamento limitado pros itens “supérfluos” e etc. Enfim, dá pra segurar essa força gastadeira que existe aí dentro.

Afinal, não é porque um item está em promo que ele PRECISA ser comprado. Se o tal produto nem estava na sua lista de quereres/desejos/necessidades, por que raios você vai gastar dinheiro com isso? Use a cabeça e diga aquele sonoro NÃO!

#2 NÃO SE DEIXE CAIR EM TENTAÇÕES, AMÉM

 

Fugir das compras impulsivas e incorporar o consumo consciente requer reflexão. Lembra do “QUE ME PRE PO DE” da Nath? Não!? Então clica aqui

QUERO?
MEREÇO?
PRECISO?
POSSO?
DEVO?

Esse é o nosso mantra sagrado e que contribui – e MUITO – pra que você se mantenha na linha. Só depois de responder com sinceridade essas perguntas é que você deve dar sequência em uma compra. Anotou aí, né? 

 

#3 PLANEJE, PRIORIZE E PESQUISE


Bom, e já que a gente tá cheio dos jogos de palavras, pega esse “PPP” e incorpora na sua vida! Planejar, priorizar e pesquisar. E o que isso quer dizer?

A etapa de planejamento envolve não só aquela selfie financeira e estruturação de tudo que versa o seu dinheiro, como também o tal planejamento de metas.

Depois de dar o check nessa missão, é hora de estabelecer suas prioridades. Dentro da lista de compras, planos e sonhos, o que vem primeiro? Prefere renovar o seu tênis super gasto de corrida (endorfina mandou lembranças) ou comprar duas “brusinhas” que são lançamento? 

Cada um tem suas prioridades e longe de nós falar o que é certo ou errado. A dica aqui é dar prioridade ao que é prioridade e não se afogar com compras desenfreadas.

Por fim, e não menos importante: PESQUISE! Não é porque você identificou o que vem primeiro na sua lista que já vai sair comprando. Não se esqueça de fazer uma comparação de preços eficiente. 

E temos uma dica de ouro pra ti: com a OLX você encontra tudo o que precisa de um jeito fácil e seguro. São infinitas ofertas de produtos – que, inclusive, abrem a brecha da aquisição de seminovos! 


Ah, mas fique atenta e atento com uma coisa muito importante: não faça nenhuma negociação FORA da plataforma da OLX, ok? É justamente o app e o site que garantem toda a proteção da marca para negociar seu produto com o vendedor verificado via chat.

 

#4 PARTIU PRA COMPRA CONSCIENTE

 

Agora que você brecou os impulsos e pensou MIL vezes naquilo que realmente faz sentido consumir, dá pra dizer que essa Black Friday tá com cara de Best Friday, não?! Compra consciente: ativar!

E pra melhorar a sua experiência, na plataforma da OLX você pode usar a Compra Segura e garantir que receberá o produto escolhido exatamente como foi anunciado OU, caso contrário, você terá o seu dinheiro de volta. E olha só, dá pra achar de TUDO com o selo Compra Segura na OLX.

Quer mais? Você ainda pode escolher por produtos de qualquer lugar do Brasil e receber em sua casa! AH-QUE-FESTA-DA-MOBILIDADE.

E não se esqueça do seu poder de barganha e negociação, ele é um importante passo para economizar dinheiro. Na OLX você pode utilizar o chat disponibilizado pela plataforma pra negociar de maneira segura!

 

Então, fique de olho nessa chance de BRECAR OS IMPULSOS e priorizar as compras planejadas, pesquisadas e conscientes.

Até mais!  

 

Você também pode se interessar por:
Renda extra na Breque Friday? É possível!
Consumo inteligente na Breque Friday.
Evite compras por impulso.
9 dicas pra sobrar dinheiro no fim do mês!

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja o primeiro a deixar seu comentário