Supermercado por clube de assinatura, compras online, mercado inteligente ou a feira do bairro?

19 de agosto | 2021

O que será que compensa mais? Há várias possibilidades de pesquisa e compras sem sair de casa que ajudam na hora de fazer a feira do mês ou da semana, e ainda permitem economicar gasolina e tempo.

Por Me Poupe!

 

Me Poupeira! e Me Poupeiro!, eu sei, você sabe, todo mundo sabe: ir ao supermercado se tornou uma das tarefas mais duras de encarar nesses últimos meses, e os motivos são vários. Vou listar três aqui!

Os cuidados extras que passamos a ter, diante dos riscos da pandemia do coronavírus; o preço das coisas, que aumenta dia-sim-no-outro-também; a lista de compras que ficou mais longa, devido ao aumento do consumo nos lares brasileiros por conta das restrições e do isolamento. Tá puxado, né?

“Sim, o Brasil tá laaaashhcado, Me Poupe! Só não vê quem não quer… Ou quem não precisa fazer compras de supermercado! Tá um sufoco!”

 

 

Foi o que eu imaginei. Já há um tempinho, o dinheiro que se gasta com compras de supermercado tem aumentado cada vez mais (e a verdade é que as previsões não são as melhores, infelizmente). Aqui nesse post eu mostrei um comparativo do que dava pra comprar no supermercado com 100 reais um ano atrás e agora mais recentemente. É de cair pra trás!

E como o país está mesmo em um momento de crises (de várias esferas), cabe a nós buscarmos alternativas pra tentar economizar o máximo que der e superar quantas crises forem possíveis, né verdade?

Então, pensando aqui no fato de que ir ao supermercado também envolve outros gastos – usar o carro e queimar combustível; o tempo pra realizar toda a missão e o trampo de pesquisar preços por gôndolas e corredores do supermercado – resolvi trazer algumas ideias de compras de supermercado por meio de clube de assinatura ou mercado inteligente, compras online ou até mesmo na feira do bairro. Qual será que compensa mais?

 

#PARATODOSVEREM: Nathalia Arcuri está sentada em um sofá com manta de listras brancas e pretas. Ao fundo, elementos adesivos brancos e pretos que remetem ao universo financeiro. Com as mãos levantadas, Nath diz “PRESTA ATENÇÃO”

 

Clube de assinatura

Algumas plataformas com o conceito de clube de assinatura oferecem o serviço de fazer as compras de supermercado de acordo com o perfil de quem assina. Diferente de uma compra online, onde quem compra seleciona produtos a cada compra, em uma assinatura, o perfil de compra fica armazenado. Então, em datas mensais pré-combinadas, aquela lista customizada será fechada e as compras serão entregues em casa.

No Shopper é possível alterar a lista de compras alguns dias antes, para o caso de o comprador não precisar de um item e poder retirá-lo da lista, e acrescentar outros produtos que estiver faltando na despensa.

“Mas, Me Poupe! Tem certeza de que isso não é caro?”

 

 

Olha, como diz o poeta: “se não comprar o desconto é maior”! Mas como aqui estamos falando de comida e itens básicos de varejo que toda casa precisa, não comprar não é uma opção, né? Ocorre que mesmo com essa alternativa dá pra fazer pesquisa. A própria ferramenta já informa os preços praticados nos principais supermercados. Então, é um jeito de avaliar e pesquisar sem precisar sair de casa, com a opção de verificar preços de várias marcas e de vários mercados em “um lugar só”.

Ferramentas como o Supermercado Now e o Cornershop também oferecem serviços semelhantes, só que conectando consumidores e supermercados por meio da internet, e com delivery. Os aplicativos Rappi, ifood e Uber Eats também têm oferecido esses serviços e sempre oferecem cupons de desconto. Vale ficar de olho.

 

#PARATODOSVEREM: Nath Arcuri, em foco, aponta um dedo próximo ao olho e diz “De olho”

 

Compras online

Essa é a já conhecida compra pela internet, mas agora, ao invés de comprar roupas, sapatos, livros e eletrodomésticos, o foco são os sites de supermercados. E aqui vale tudo, tanto os de atacado quanto os menores.

O que vai fazer a diferença é pesquisar antes de comprar. E vale considerar tudo nessa hora: quantidade, marcas, taxas de entrega, promoções etc.. Alguns supermercados também possuem aplicativos onde concentram ofertas e vantagens.

 

 

Supermercados inteligentes

O conceito de supermercado inteligente, onde o cliente pode finalizar a compra nos terminais de autoatendimento, sem necessidade de aguardar em filas nos caixas, ainda não é um serviço amplamente encontrado no Brasil, mas alguns supermercados já oferecem. Nesse caso, ganha-se em praticidade e tempo, além de evitar o contato com outras pessoas, respeitando o isolamento social.

 

Compre do pequeno

Uma maneira prática, inteligente e justa de movimentar a economia local é consumir produtos e serviços de pequenos negócios e de produtores de sua região ou de seu bairro. O Sebrae Nacional, inclusive, criou a campanha Compre do Pequeno pra incentivar a prática.

 

 

É dia de feira!

Essa é uma dica imbatível, pois além de apostar em produtos frescos e reforçar a cadeia produtiva de produtores locais, dá pra aproveitar promoções e ofertas da famigerada xepa! 😉 Não é lenda, viu? Chegando em horários próximos ao fim de feira, vendedores e barracas começam a vender produtos por precinhos na faixa! Compensa e tudo está fresco praticamente como no início da feira!

Mas se ir à feira está fora de cogitação, há alguns serviços como o delivery de itens fresquinhos selecionados pelo pessoal da Freguesia na feira do seu bairro, além da Feira na Box, que oferece assinatura de cestas de verduras, legumes e frutas.

Essas podem ser alternativas em conta, pois os fornecedores normalmente utilizam produtos da estação e se organizam de maneira que seleção e entrega saiam mais em conta para os clientes. Mas vale ficar atento, pois produtos orgânicos têm a tendência de serem mais caros. 

 

#PARATODOSVEREM: Nathalia Arcuri, com as mãos na cabeça dizendo “De repente falei: caramba!”

 

Preparei um Nathflix com dicas de economia doméstica, pra ajudar ainda mais nesse corre que é colocar comida na mesa em tempos de crises.

10 DICAS PRA ECONOMIZAR MUITO MAIS no supermercado! Economize R$1.440 com isso!

14 DICAS PARA FAZER AS COMPRAS DO SUPERMERCADO DURAREM 10X MAIS

FIZ COMPRAS COM 100 REAIS NO SUPERMERCADO! Será que rendeu?

5 PRODUTOS DE LIMPEZA que ficam MAIS CAROS porque você não sabe usar! (É o fim do desperdício!)

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja o primeiro a deixar seu comentário