Quais os investimentos ideais pra cada tipo de meta?

14 de junho | 2021

Se você já leu os posts aqui do site Me Poupe! sobre começar a investir, já sabe: o primeiro passo é traçar sua meta. E, depois, escolher entre os investimentos que vão te ajudar a chegar nela!

Por Me Poupe!

E, se você já traçou suas metas (se não traçou, clica aqui pra ver o passo a passo!), talvez tenha empacado no próximo passo: onde é que eu vou investir pro meu dinheiro trabalhar pra me ajudar a conquistá-las?

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri dizendo “onde ele vai enfiar esse dinheiro?”

E é isso que eu vou te contar hoje: como cada tipo de investimento pode te ajudar a chegar em diversos tipos de metas. Mas, antes de começar, deixa eu te avisar uma coisa importante:

Este post não é um guia de investimentos! Ele vai te explicar como cada investimento funciona, e SUGERIR tipos de metas que façam sentido. No entanto, a única pessoa que pode decidir onde investir o seu dinheiro… É VOCÊ!

A primeira meta: reserva de emergência

Se a sua já tá completa, pode passar pro próximo tópico!

Senão, fica aqui que essa precisa ser sua prioridade pra começar a investir. Afinal, a reserva de emergência é tipo o seu colchão de segurança, o que vai te dar aquela garantia de que, se algo der errado, tá tudo bem!

Vou falar rapidinho sobre ela aqui, porque eu já fiz esse post contando tudo sobre ela. Mas, só pra você lembrar, a reserva de emergência precisa ser de no mínimo 6 meses do seu custo de vida e estar em algum investimento de liquidez diária, porque emergência não avisa que vai chegar!

SIM, você leu direitinho: sua reserva precisa estar investida, porque dinheiro não se guarda, se investe.

Nathalia Arcuri concentrada, falando pausadamente "simples"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri concentrada, falando pausadamente “simples”

Pra reserva de emergência, você pode encontrar CDBs com rentabilidade mínima de 100% do CDI em bancos e carteiras digitais. Mas lembre-se: a liquidez TEM que ser diária, tá?? Neste post aqui, eu comparei pra você quatro opções diferentes: Nubank, PicPay, PagBank e Banco Inter.

Onde investir pras suas metinhas

Se suas metas são pra daqui a alguns meses, até mais ou menos, é importante você manter o olho no vencimento pra garantir que não vai resgatar antes da hora e não arriscar perder dinheiro! É o caso de investimentos em renda fixa como os CDBs, LCs, LCIs e LCAs.

Também é interessante você saber se ele paga imposto de renda ou não, porque os investimentos tributados seguem uma tabela regressiva. E o que isso quer dizer? Que, quanto antes você fizer o resgate, mais vai pagar. Dá uma olhada na tabela:

Prazo do investimento Alíquota
De 0 a 180 dias 22,5%
De 181 a 360 dias 20%
De 361 a 720 dias 17,5%
Mais de 721 dias 15%

“Me Poupe!, 22,5% é muita coisa!”

Sim, é uma mordidona que o leão pode dar! Mas isso não quer dizer que você vai deixar de investir esse dinheiro. Em primeiro lugar, porque a alíquota é cobrada sobre o rendimento, não o total de dinheiro que você tem. Além disso, mesmo pagando a alíquota, seu dinheiro ainda vai render, SIM!

Portanto, não deixe o seu cérebro te sabotar e te fazer ter tanto medo de perder esses 22,5%, que te impede de por os outros 77,5% no bolso!

Investimentos que não pagam imposto

Mas não é todo investimento que paga imposto, tá? Os LCIs e LCAs, por exemplo, não pagam! Sério, não pagam NADA de imposto mesmo!

Em todo caso, é bom você lembrar que, quanto menor o tempo que seu dinheiro vai ficar trabalhando nesse investimento, menor a rentabilidade.

Afinal, estamos falando em por seu dinheiro pra trabalhar, não pra fazer milagre. Tenha metas realistas, que podem ser alcançadas no prazo que você definiu, tá bom?

Nathalia Arcuri levantando as mãos e dizendo "é justo"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri levantando as mãos e dizendo “é justo”

Metas de médio prazo

Pras suas metas que têm um pouco mais de tempo pra virarem realidade, como uma grande viagem de férias ou comprar um carro, também dá pra procurar CDBs, LCIs e LCAs!

“Me Poupe!, mas eu não sei fazer as contas pra saber o quanto cada investimento vai me dar…”

Ainda bem que eu já criei um simulador de investimentos pra você <3 É só colocar nele o quanto tem pra investir, o vencimento e a rentabilidade que você encontrou que ele te conta.

Além dessas opções, também existem alternativas no Tesouro Direto pra essas metas que podem esperar alguns anos! É o caso do Tesouro Prefixado 2024, Tesouro Prefixado 2026, Tesouro Selic 2024 e Tesouro IPCA+ 2026.

Investimentos pra metazonas

Essas são as metas a perder de vista! Ou seja, os investimentos que você faz pro seu eu lááá do futuro, como a sua aposentadoria ou sua independência financeira.

Mas não é só isso: aqui, também podem entrar metas como comprar um imóvel à vista, pagar a faculdade dos seus filhos se eles ainda forem pequenos, fazer uma festona de bodas de casamento…

Entendeu onde eu quero chegar, né? São aqueles investimentos pra daqui a DÉCADAS!

Além dos investimentos como CDB, LCI e LCA com prazo mais longo, também existem opções interessantes no Tesouro Direto, especialmente o Tesouro IPCA+! Isso porque, como o nome diz, ele rende o IPCA + uma taxa, ou seja, sempre está acima da inflação!

Mas, se você tem um perfil um pouco mais arrojado e já estudou sobre renda variável, também pode buscar esses tipos de investimentos, como ações, FIIs e fundos de ações! Afinal, como o professor Mira, nosso especialista em renda variável, diz, a tendência da Bolsa sempre é de subir… Mas no longo, BEM longo prazo.

Não custa nada reforçar que, pra investir em renda variável, você precisa se aprofundar bem nesse mundo pra ter segurança e não fazer besteira, tá? Lembre-se: dinheiro não atura desaforo.

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri tocando na cabeça, com cara de “entendeu?”

Tô preparando uma surpresa pra você

Acho que, com este post, deu pra perceber que não existe o “melhor investimento”, nem o “investimento certo”, né? O que existe é você entender totalmente suas metas e pesquisar os melhores investimentos pra chegar nelas!

Mas é claro que eu não vou te largar a ver navios pra dar os próximos passos sozinha e sozinho! De 7 a 12 de julho, a Nath vai fazer um verdadeiro intensivão pra você aprender a investir igual gente grande e ganhar dinheiro de verdade em 2021. Clica aqui pra se inscrever, é de graça! 

Então, me conta nos comentários: qual foi a primeira meta para a qual você investiu? Ou, se ainda não começou, pra qual meta quer começar?

Até a próxima, e lembre-se: dinheiro não se guarda, se investe!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Heloísa Helena Lima souza 27 de June | 2021

Quero fazer um investimento para ter uma retirada pra velhice. E quero muito conhecer Portugal, depois da pandemia.

Mayerlle Alcântara 20 de June | 2021

Adorei essa matéria, deixou bem claro os tipos de investimentos para cada prazo e renda.

Larissa Ellen 19 de June | 2021

Adorei o conteúdo! Hoje eu ja tenho minha reserva de emergência investida em um CDB com liquidez diária! Tenho uma LCI para uma viagem! Tudo isso, com muito esforço e seguindo suas dicas!, pretendo começar minha aposentadoria no tesouro IPCA+ para 10 anos! Minha maior dúvida é, depois que conclui a reserva de emergência e a viagem. eu posso ir juntando um pouco para cada objetivo ao mesmo tempo ou preciso concluir um para iniciar outro? um bjo Nath e toda sua equipe que me faz riri muito nos videos!

Larissa Amorim 19 de June | 2021

Tenho está reserva, tenho metas mas não sei por onde começar

Dayse 18 de June | 2021

Naao saio de finaalizar meu CE :/. Portanto minha meta é essa!

Claudia 18 de June | 2021

Nath fiz metas do qual alcancei (carro, apto) mas me arrependo de não ter conhecido você antes pois ambos foram financiados hahaha (carro quitado pelo menos) Recentemente recebi um bom valor para começar uma meta longa, o que quero aprender com você agora é fazer minha reserva de aposentadoria mais assertiva possível. Estava pensando em Tesouro IPCA+, ou CDB com aqueles prazos longos 10/15 anos e rendimento prefixado (esse eu tenho receio). Queria que você falasse melhor sobre isso. Me ajuda e sanar as inseguranças.

Nildomar Valdir dos Reis 16 de June | 2021

Olá !! Eu invisto com o objetivo de criar um reserva de capital para os dias em que os anos começarem a pesar, para ter uma velhice mais tranquila pq aposentadoria não me sou bem aos ouvidos quero ser produtivo até o apito final !!!

Hugo 14 de June | 2021

Olá Naty, tenho 46 anos e 30.000 pra começar investir, eu consigo minha independecia financeira até 60 anos??? O que precisao fazer....qual melhor investimento? Help me please!!!!