Onde investir na bolsa de valores com a Selic alta?

18 de agosto | 2021

Aprenda a analisar os setores e as empresas no mercado de ações. Levar em conta os sinais que o mercado dá é o primeiro passo pra saber avaliar e tomar decisões com segurança.

 

Por Me Poupe!

 

Alerta de TEXTÃO! A única maneira de saber o que fazer com o dinheiro na hora de investir na bolsa de valores é estudar, adquirir conhecimento e acompanhar os principais indicadores econômicos e análises que o mercado oferece cotidianamente.

Além de acompanhar os perfis da Me Poupe!, é claro! Afinal, a gente está aqui pra contribuir e trazer conteúdos importantes e de qualidade pra ajudar você a investir em sua educação financeira!

E já que toquei no assunto, vou lembrar aqui quais são os nossos principais canais, tá? Canal da Me Poupe! no Youtube, Poupecast, Instagram Me Poupe! e Facebook Me Poupe!, além do canal da Me Poupe! no Telegram. Duvido agora você ficar por fora!

 

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri orgulhosa batendo palmas

 

Os números não mentem, jamais

Uma dessas análises de mercado que falei acima é a que o professor Eduardo Mira faz toda segunda-feira, esmiuçando os dados divulgados pelo Boletim Focus. Nosso expert em renda variável e analista CNPI faz um paralelo entre indicadores econômicos atualizados como o IPCA (inflação real), o PIB, o dólar e a taxa Selic, e as previsões desses mesmos indicadores para os próximos anos.

E por que acompanhar isso é importante? Porque só levando em conta esses sinais que o mercado dá é possível avaliar e tomar decisões com segurança.

“É, Me Poupe! Realmente… São tantas informações e tanta coisa difícil de entender, que a gente fica sem saber direito se está fazendo a escolha certa na hora de investir dinheiro”.

 

Selic, a “taxa mãe” da economia

Então, vamos lá! A “taxa mãe” da economia, a Selic, está super na moda – digo, nas alturas, pois ela subiu pela 4ª vez consecutiva e as perspectivas do mercado são de que ela seguirá aumentando.

Então, vou repercutir aqui alguns investimentos em renda variável que o professor Mira falou nesse Poupecast sobre as oportunidades na bolsa de valores com a Selic mais alta.

Nesse episódio, o Mira e outro colega analista CNPI convidado, Daniel Nigri, analisaram os melhores setores e empresas listadas na bolsa pra você levantar as antenas com a alta da Selic.

Mas, PRESTA ATENÇÃO: investimentos variam de pessoa pra pessoa, pois tudo depende do perfil de cada investidor e das metas de cada um. Eu estou aqui só pra ajudar a chegar lá! 😉

 

#PARATODOSVEREM: Nathalia Arcuri está sentada em um sofá com manta de listras brancas e pretas. Ao fundo, elementos adesivos brancos e pretos que remetem ao universo financeiro. Com as mãos levantadas, Nath diz “PRESTA ATENÇÃO”

 

Taxa de juros x precificação das ações

A mudança na taxa de juros (Selic) muda a precificação das ações e da renda fixa, e vários setores têm suas performances impactadas, inclusive considerando outros motivos associados (hábitos de consumo, inflação, dólar etc.). Com a alta da Selic, um dos setores impactados (negativamente) está o de construção civil.

 

Setores com bons desempenhos em 2021

O ideal é levar em conta o desempenho de setores no período de 10 anos e contextualizar com o momento que o mercado atravessa (olha a Selic, aí, gente!). Considerando um período menor e mais especificamente o da pandemia do coronavírus, os setores que estão bem impactados e podem ser olhados com mais atenção esse ano são os bancos (os grandes), as seguradoras, e os setores elétrico (algumas empresas) e de saneamento.

Uma dica que nunca fica velha é entender se aquele setor e/ou empresa é sólido(a), e pensar a longo prazo. Pois uma ação que tem um valor hoje, provavelmente teve um valor diferente no passado e certamente no futuro terá outro. É sempre bom ter em mente que investimento em ações é um investimento de longo prazo.

 

 

Casas de Research

Atualmente, há de 400 a 450 empresas listadas na bolsa de valores! Então, analisar todas elas, acaba se tornando uma missão quase que impossível. Pra quem ainda não se sente seguro pra decidir, mas quer se aprimorar sobre os melhores investimentos, uma saída pode ser recorrer às casas de research, que fazem relatórios de análises de investimentos, recomendações de compra e venda, além de explicações e orientações sobre ações.

 

“Teoria do mais tolo”

Semelhante à brincadeira da batata quente, a “teoria do mais tolo” é um movimento feito entre investidores que acreditam que ao comprar uma determinada ação que ainda não dá resultados, poderão vender esta ação mais cara, no futuro, pra um investidor “mais tolo”, e assim sucessivamente. Ou seja, as ações são compradas com base em tentar vender mais caro pra outras pessoas, e não em resultados. Então, é bom ficar de olho com as recomendações que surgem por aí!

 

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja o primeiro a deixar seu comentário