Onde investir com a alta da Taxa Selic? Entenda como ganhar mais dinheiro na renda fixa!

22 de junho | 2021

Na semana passada, o Copom elevou a Taxa Selic para 4,25% ao ano. E a previsão, como o Mira contou na coluna semanal dele aqui na Me Poupe!, é que a Selic continue subindo até o fim do ano!

Por Me Poupe!

E, se a Selic vai continuar subindo, você vai ter a oportunidade de ver seu dinheiro trabalhar cada vez mais pra você… Se souber exatamente onde ele vai fazer isso, claro! Ou seja, mais uma vez, você PRECISA aprender a investir pra não deixar de ganhar dinheiro por besteira. Ou pior: PERDER dinheiro!

“Nossa, Me Poupe!, essa doeu!”

Desculpa, eu devia ter avisado! Mas, se você pode colocar seu dinheiro em um investimento seguro e que vai render de verdade, e não igual à poupança, não tem porquê não fazer isso, né?

Como investir melhor com a alta da Selic

Quem já fez o Nathflix e conhece o bááásico de investimentos, já sabe que existe um investimento que anda abraçadinho com a Selic: o Tesouro Selic! Ele é um dos títulos que você pode comprar no Tesouro Direto, que é o investimento mais seguro DO BRASIL, porque é garantido pelo Tesouro Nacional.

Neste post aqui eu te contei TUDO que você precisa saber sobre o Tesouro Direto!

Atualmente, lá no site do Tesouro Direto, você encontra duas opções de Tesouro Selic: Tesouro Selic 2024 e Tesouro Selic 2027. Enquanto escrevo este texto, esses investimentos têm os seguintes rendimentos:

Tabela do Tesouro Selic

O Tesouro Selic 2024 rende a Selic + 0,2339%, ou seja, atualmente rende 4,25% + 0,2339% ao ano. Já o 2027 rende 4,25% + 0,3173%. Entendeu como funciona?? Se a Taxa Selic sobe, o rendimento desses investimentos também aumenta!

Só que tem um outro fator que pode guiar seus investimentos! São três letrinhas que também andam coladinhas com a Selic. Ou seja, se a Selic aumenta, os investimentos que seguem essas letrinhas também sobem. Já sabe de quem eu tô falando?

Ele mesmo, o CDI!

O que é o CDI? 

CDI significa Certificado de Depósito Interbancário. Resumidamente, o CDI é o jeito que os bancos fazem empréstimos entre eles, e a taxa dele é beeem próxima da Taxa Selic. Então, sempre que você ver um investimento que rende qualquer coisa do CDI, pode usar a Selic como base pra saber o quanto ele vai render.

Mas PRESTA ATENÇÃO!

#PARATODOSVEREM: Nathalia Arcuri está sentada em um sofá com manta de listras brancas e pretas. Ao fundo, elementos adesivos brancos e pretos que remetem ao universo financeiro. Com as mãos levantadas, Nath diz “PRESTA ATENÇÃO”

O investimento que rende “X% do CDI” rende uma porcentagem da taxa. Não do dinheiro que você aplicar! Deixa eu te dar alguns exemplos, considerando o CDI igual à Taxa Selic atual:

100% do CDI = 4,25% ao ano

110% do CDI = 4,675% ao ano

150% do CDI = 6,375% ao ano

E por aí vai!

Onde investir agora?

Como você deve ter percebido, a alta da Selic, ao elevar as taxas de juros (eu expliquei tudo que essa alta significa neste post aqui!), também eleva os rendimentos na renda fixa. E, como a Selic anda juntinha da inflação, isso também significa que a inflação aumentou. E, pra não perder seu poder de compra nesse momento, saber investir é MUITO importante. Neste episódio do PoupeCast, a Nath também fala um pouco mais sobre isso:

Se você tem um perfil mais conservador ou ainda tá pensando em começar a investir seu dinheiro, a renda fixa é excelente. Afinal, com ela, os riscos praticamente não existem!

E onde é que você encontra esses investimentos? Nas corretoras de valores, claro! As corretoras são como shoppings de investimentos, onde você encontra oportunidades de investir em títulos de vários bancos. Você acha que seu banco te mostraria um CDB melhor que o dele?

Nathalia Arcuri dizendo "claro que não!"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri dizendo “claro que não!”

ÓBVIO que não.

Então, a corretora de valores é o lugar ideal pra colocar seu dinheiro pra trabalhar de verdade. E, pra aproveitar a alta da Selic, você pode procurar os investimentos que rendem de acordo com o CDI! Por exemplo, LCIs e LCAs.

Mas, com a Selic alta, também dá pra achar CDBs com uma excelente rentabilidade! Afinal, o CDB é como se você emprestasse dinheiro pro banco e ele te pagasse com juros. Se a taxa de juros da economia subiu, esses juro também vão subir. Então, dá pra encontrar, AGORA, CDBs que rendem muito bem, como 13% ao ano!

Só que, quanto maior a rentabilidade, maior é o tempo que seu dinheiro precisa ficar lá quietinho. Por isso, esses investimentos são ótimos pra quem tem metas de médio e longo prazo.

E se eu quiser investir pra AGORA?

Mas você tá achando que a Selic mais alta só beneficia quem tá de olho lá no longo prazo? Nada disso!

Também existem opções pra quem precisa do dinheiro na hora que as coisas apertam, ou seja, com liquidez imediata. Em outras palavras, investimentos ideais pra sua reserva de emergência! Afinal, você já sabe que dinheiro não se guarda, se investe.

E a reserva precisa estar em um investimento que renda pelo menos 100% do CDI, com liquidez imediata, porque emergência não avisa que vai chegar. Neste post aqui, eu comparei algumas opções em bancos e carteiras digitais que rendem pelo menos 100% do CDI pra você ver que seu dinheiro pode, sim, trabalhar até no dia a dia pra você!

E, agora, você talvez esteja pensando novamente nela… Ela, que só existe no Brasil e que faz com que milhões de brasileiros percam dinheiro pra inflação todos os anos… Que é conhecida como um investimento, mas não te enriquece de forma alguma… A poupança!!

Por que NÃO deixar seu dinheiro na poupança em 2021

Além de todos os motivos que eu já te falei, dá pra ser mais didática ainda: com a Selic abaixo de 8,5% ao ano, a poupança rende 70% da taxa Selic. Ou seja, ela atualmente rende 2,975% ao ano.

Isso não é apenas pouco… é MUITO pouco. Especialmente quando você SABE que tem como seu dinheiro render quase o dobro disso! E, agora, você sabe, porque eu te contei.

Mas, pra te convencer de uma vez por todas a abrir sua conta numa corretora de valores e começar a investir seu dinheiro igual gente grande, eu vou te mostrar um vídeo no qual a Nath só passou nervoso: ela deixou R$ 1.000 “investidos” na poupança em 2020 só pra você ver como é a segunda pior coisa que você pode fazer com o seu dinheiro, depois de deixá-lo no colchão:

Deu pra entender, mepoupeira e mepoupeiro, como uma decisão SIMPLES pode mudar muita coisa no seu dinheiro?? E esse é só o começo! Afinal, entre os dias 7 e 12 de julho a Nath vai fazer um intensivão, com AULAS pra você entender melhor o mundo dos investimentos e começar a ganhar dinheiro de verdade em 2021. Clica aqui pra se inscrever!

AH! Se esse post te ajudou a ver como investir pode ser simples e MUITO vantajoso, já pega o link e manda no seu grupo da família no WhatsApp! E também me conta aqui nos comentários se você já sabia desses efeitos da taxa Selic sobre os investimentos ou não!

Até a próxima, e lembre-se: seu dinheiro trabalhar mais significa que você pode trabalhar menos!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Paulo Fontes Almeida 09 de July | 2021

Excelente. tenho aprendido com seus vídeos e comentários... Obrigado por nos tirar do senso comum. que Deus a proteja.