TODAS as lições das Mulheres que Mudam o Mundo para quem quer empreender

22 de January | 2021

Nas últimas semanas, a gente passou por uma verdadeira enxurrada de inspiração aqui na Me Poupe!! No Mulheres que Mudam o Mundo, conhecemos as histórias de empreendedoras brasileiras que acreditaram que poderiam participar da criação de um mundo melhor… E estão participando!

Por Me Poupe!

No total, foram seis episódios com mulheres incríveis, com histórias de vida que mostram que as coisas não são impossíveis só porque ninguém fez até agora! E espero que, depois dessa verdadeira imersão de empreendedorismo, força de vontade e superação, tenham ficado as lições valiosas que todas elas ensinaram para as mepoupeiras e mepoupeiros!

E, pra garantir que você não perdeu nenhuma, eu trouxe pra cá TODAS elas! Aqui no blog Me Poupe!, eu te contei, semana após semana, os maiores aprendizados de cada episódio. Mas, se você perdeu algum desses posts, continua lendo que eu vou relembrar!

#PARATODOSVEREM: Nathalia Arcuri está sentada em um sofá com manta de listras brancas e pretas. Ao fundo, elementos adesivos brancos e pretos que remetem ao universo financeiro. Com as mãos levantadas, Nath diz “PRESTA ATENÇÃO”

“Se você faz aquilo com amor, o dinheiro vem”

Zica Assis sabia que não existia nada no mercado que cuidasse dos cabelos crespos e cacheados. E também sabia como o cabelo era importante para a autoestima da mulher negra. Afinal, ela mesma já tinha sido obrigada por uma patroa a cortar o cabelo bem curto.

Então, depois de 10 anos de testes, conseguiu chegar na fórmula perfeita pra cuidar dos cabelos de mulheres como ela! Assim, nasceu a primeira unidade do Instituto Beleza Natural, que acabou virando a primeira rede de salões do Brasil dedicada aos cabelos crespos e cacheados!

Zica falou sobre aspectos práticos do negócio, mas também sobre perseverança, inspiração e sobre como empreender pra ganhar dinheiro nunca foi seu foco – e também não deve ser o seu, mepoupeira e mepoupeiro que estão prontos pra mudar o mundo! Pra ver todas as lições que a Zica deu na série, clique aqui!

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri empolgada, abanando os sovacos com notas falsas de dinheiro

“Eu nunca tive dó de mim”

O episódio de retomada do Mulheres que Mudam o Mundo foi com Luiza Trajano, presidente do conselho do Magazine Luiza e um dos maiores ícones do empreendedorismo feminino do Brasil!

Quando começou a trabalhar no Magazine Luiza – que, aliás, não tem esse nome por causa dela, mas por causa de sua tia! – , os tempos eram outros: não se falava em empreendedorismo, mentoria, nem era fácil de achar cursos e especializações que preparassem uma pessoa pros desafios de gerenciar uma empresa.

Por isso, Luiza acredita que a “capacidade fuçativa“, ou melhor, o SE VIRA, é uma das principais habilidades que quem quer chegar longe com o próprio negócio precisa ter! Ser curiosa e curioso, estar perto de quem tem mais visibilidade e sempre buscar a inovação na sua empresa também são lições importantíssimas que ela traz pela sua experiência no Magalu. Quer ver as outras? É só clicar aqui!

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri sorrindo, com cara de orgulhosa

“Se eu não nasci pra mudar o mundo, eu trabalho pra isso”

A Carla Sarni, fundadora da Sorridents, ficou inconformada quando percebeu que algo tão básico, como a saúde bucal, não era algo que estava no alcance de todo mundo por causa do preço. E nada pode parar uma mulher inconformada!

Por isso, ela decidiu solucionar isso por meio de seu trabalho. O resultado? Carla revolucionou a odontologia no Brasil, com uma rede de clínicas que garante o atendimento de qualidade a preços acessíveis! Hoje, a Sorridents já tem mais de 25 anos e já fez mais de 3 milhões de brasileiros sorrirem!

Mas nenhuma revolução acontece do dia pra noite, e Carla também teve que enfrentar muitos NÃOs, manter o foco nos seus valores, deletar as pessoas-âncora e aprender a separar sua vida profissional da pessoal. E, enquanto contou tudo isso no Mulheres que Mudam o Mundo, também nos presenteou com várias falas inspiradoras! Clique aqui pra ver todas e anotar suas preferidas no seu caderninho da riqueza.

Nathalia Arcuri com cara de tranquila e feliz, sorrindo e batendo palma

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri com cara de tranquila e feliz, sorrindo e batendo palma

“É impossível até alguém fazer”

Essa frase da Mariana Vasconcelos, fundadora da AgroSmart, define perfeitamente sua postura com a empresa. Afinal, a AgroSmart faz o que parecia impossível: leva tecnologia ao campo, onde nem tem sinal de internet, pra ajudar os agricultores a terem mais previsibilidade com o clima. Assim, eles podem dar pras plantações o que elas precisam na hora certa. E isso melhora as colheitas e diminui os custos!

Parece incrível demais? Então, imagina que isso foi criado por uma mulher que tem menos de 30 anos! Pois é, a Mariana veio mostrar que idade, não importa qual, é apenas um número!

E, mesmo sendo a mais nova das empreendedoras do Mulheres que Mudam o Mundo, ela tem conselhos muito valiosos pra dividir com quem mais esteja disposta e disposto a desafiar o impossível e fazer a diferença na vida das pessoas… E no mundo! Quer ver todos? É só clicar aqui!

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri tocando na cabeça, com cara de “entendeu?”

“Pro que precisava reivindicar, eu estava lá”

Com essa frase, já dá pra entender que tipo de mulher é Adriana Barbosa, CEO da PretaHub: uma mulher inconformada! E você sabe que essa sensação de inconformismo é o que faz as pessoas darem o primeiro passo, acreditarem em suas ideias mesmo quando as pessoas dizem que nada vai dar certo e manterem o foco no objetivo maior.

A Adriana, além de tudo, é uma empreendedora de impacto social! Ou seja, o negócio dela é, desde o começo, pensado pra trazer mudanças na vida das pessoas e na sociedade. Tudo começou há 18 anos com a Feira Preta, um evento pra celebrar, divulgar e dar visibilidade e oportunidades pra pequenos empreendedores negros ganharem dinheiro e fazerem networking.

Só em 2019, a Feira Preta, que hoje faz parte da PretaHub, gerou mais de 1,5 milhão de reais criou mais de 300 postos de trabalho! Além disso, a Adriana também é considerada uma das 51 pessoas Negras mais influentes DO MUNDO! Tá afim de seguir o exemplo dessa mulher incrível, né? Então, clica aqui pra ver o post completo!

#PRATODOSVEREM: Nath Arcuri dizendo “Quem avisa amigo é”

“Tudo pode se transformar em algo melhor”

Responda rápido: essa frase foi dita por uma boleira ou por uma empreendedora? Resposta: AS DUAS! Cleusa Maria da Silva é fundadora da Sodiê, e não só acredita que tudo pode se transformar em algo melhor: é a prova viva disso.

Ela começou a trabalhar aos 9 anos, pra ajudar em casa. Na adolescência, foi boia-fria. Depois, começou a trabalhar como arrumadeira e, em seguida, secretária. Ou seja, Cleusa é mestre em encontrar saídas pra melhorar de vida, e faz de tudo pra chegar lá. Afinal, se a oportunidade não aparece, você pode buscar!

Duvida? Pois não é à toa que hoje, 25 anos depois da criação, a Sodiê é a maior franquia de bolos artesanais do Brasil, com lojas até nos EUA. E, pra aprender a agarrar as oportunidades como a Cleusa, é só clicar aqui!

Nathalia Arcuri com as mãos do lado da cabeça, como se sua mente tivesse explodindo, falando "uau!"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri com as mãos do lado da cabeça, como se sua mente tivesse explodindo, falando “uau!”

Os aprendizados da Nath

Tava achando que era “só” isso, mepoupeira e mepoupeiro?? Tava achando errado!!

A fundadora e CEO da Me Poupe!, Nathalia Arcuri, também aprendeu MUITO com cada uma dessas empreendedoras. E, como aprendizado bom é aprendizado compartilhado, ela gravou um vídeo lá no canal do YouTube contando quais foram os seis maiores aprendizados que ela tirou dessa temporada. Dá uma olhada:

“PERAÍ! Você disse ‘essa temporada’, Me Poupe!???”

Disse, ué! A gente teve uma temporada de Mulheres que Mudam o Mundo, e é dela que a gente tá falando. Mas, se você quiser mais temporadas da série, me conta aqui nos comentários! 😉 E também divide qual foi seu maior aprendizado com essas mulheres incríveis!

Até a próxima, e lembre-se: você já é a inspiração de alguém!

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

janio marinho da silva 03 de February | 2021

gostaria de fazer um curso basico de como investir correto

Cladis Nair Zimmermann Suzin 30 de January | 2021

assisti a tua entrevista na CNN, e AMEI1

katherine Krisley Freire dos Santos 25 de January | 2021

Amei a história da Sodiê! Aprendi que temos que aproveitar as oportunidades, mesmo as mais desafiadoras. Coragem é a palavra dessas mulheres!!!!!!!