Ganhei menos do que esperava na figuração! #TeArriscaLinda

15 de janeiro | 2021

Tem gente que sonha em aparecer na TV. Tem gente que sonha em quitar as dívidas. Já pensou que você pode fazer as duas coisas ao mesmo tempo, ou melhor, fazer renda extra aparecendo na TV? Deixa eu te contar sobre as vezes que fiz figuração!

Por Bruna Andriotto

“Figuração, Bru?? Como assim?”

CALMA! Primeiro, deixa eu dar oi…

OIIII, GENTE!!

#PRATODOSVEREM: Bruna Andriotto é jovem, de olhos verdes, branca e cabelos escuros e longos. Ela está de camiseta preta e diz “Oi, gente!”

Deixa eu começar te contando o que é figuração!

Sabe num filme romântico, que tem o casal principal no cinema e tá cheio de gente em volta? As pessoas do cinema são os figurantes, eles estão ali compor a cena. E o mais legal: para trabalhar como figurante, você não precisa necessariamente ser atriz ou ator!

Ou seja, é uma forma de você fazer uma renda extra estando num set de filmagem de verdade, e, quem sabe, até aparecer em um filme, novela ou comercial na TV.

Mas tá achando que é puro glamour, luzes, câmera e ação? Então, continua lendo, porque eu já trabalhei com isso e tenho algumas dicas pra você aproveitar ao máximo quando surgir uma oportunidade dessas!

Como fazer figuração

Um bom jeito de começar a fazer figuração é procurando uma agência de casting. São elas que fazem a ponte entre as produtoras e os atores e figurantes!

Mas cuidado pra não cometer uma enorme cagada com o seu dinheiro antes mesmo de começar! A primeira coisa que você precisa é prestar muita atenção nas agências que existem no mercado. Afinal, algumas delas procuram pessoas só para venderem books de fotos profissionais caríssimos e a promessa de uma carreira de sucesso na área.

Mas nem sempre é o que acontece. No fim, você gasta um dinheirão com fotos que nunca nem vai usar. Por isso, procure referências e nunca pague nada com antecedência! Além disso, para ser um figurante, você não precisa ter um book profissional, é só ter fotos de boa qualidade!

Outro caminho pra começar pode ser buscando produtores de casting nos grupos de Facebook na sua região. Exatamente: você não precisa fazer parte de uma agência específica pra fazer figuração!

#PRATODOSVEREM: Bruna Andriotto de boina, falando “fácil”

Presta atenção no desconto!

Vamos para segunda cagada em potencial que você precisa saber antes de fazer figuração. Essa cagada, inclusive, é uma que eu tenho propriedade, porque já cometi…

É o seguinte: às vezes, o produtor de casting ou a agência divulgam o valor BRUTO que você vai receber. E sempre tem um descontinho, que é tipo uma comissão que eles recebem por terem te indicado! Eles também costumam avisar de quanto é essa comissão, então você não é enganada ou enganado, entendeu?

Só que não foi o que aconteceu comigo, e eu não sabia disso quando comecei a fazer figuração. Então, fiz um trabalho achando que ia ganhar 200 reais e, no fim, recebi só 150! 

#PRATODOSVEREM: Bru Andriotto falando “peraí”

Por isso, sempre preste atenção em toooodos os detalhes. E não custa nada perguntar se tiver alguma dúvida, né??

 Vale a pena fazer figuração?

E a terceira cagada, bom, não sei se posso chamar isso se cagada… Mas é uma questão de escolha! E, se você não souber o que tá escolhendo, pode, sim, ser uma cagada.

Você sabe exatamente o quanto vale a sua hora de trabalho?

Antes de mais nada, se não sabe, clica aqui pra assistir este vídeo que a Nath já fez te ensinando a calcular! E, se não tá inscrita e inscrito no canal da Me Poupe!, também aproveita e se inscreve, que eu te ensino a fazer mais renda extra lá no meu quadro Te Vira Linda! 😉

Bru Andriotto seugrando a câmera e dizendo "te vira linda!" com a legenda #teviralinda

#PRATODOSVEREM: Bru Andriotto seugrando a câmera e dizendo “te vira linda!” com a legenda #teviralinda

Quando você for fazer figuração, vai passar o dia inteiro no set de gravação. Ou seja, normalmente, não é um trabalho que você faz em algumas horas… A jornada pode ser BEM longa. Então, dependendo do valor líquido que ficar na sua mão, é interessante pensar se vale a pena mesmo fazer. 

Agora, quer saber a minha opinião? Fazer figuração é bastante cansativo. Mas eu também achei uma opção bem divertida e diferente de fazer renda extra!

E você, faria ou já fez figuração para ganhar um dinheiro a mais? Me conta nos comentários do post!

AH! Posso pedir um último favor? Eu fui indicada no Prêmio Microinfluenciadores Digitais, na categoria Economia! E você pode votar em mim clicando neste link! AH, QUE FESTA DA MUSA DA RENDA EXTRA!!! 

Um beijo, e até o próximo #TeArriscaLinda!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

António Rosalvo Vieiraro 19 de February | 2021

achei muito interessante,gostei ,achei sincero