Banco digital: o que é, como e por que escolher o seu!

23 de março | 2021

Se tem uma coisa que não falta hoje, é opção de banco digital pra você escolher. Mas por que fazer isso? Que vantagens eles têm em relação ao seu bancão tradicional? E são seguros mesmo? Hoje, você vai descobrir isso tudo!

Por Me Poupe!

Nos últimos anos, MUITOS bancos digitais têm surgido no Brasil. E são opções bastante competitivas em relação aos bancões tradicionais! Tanto que tem até bancão criando banco digital pra entrar na brincadeira também.

Mas, afinal, o que é um banco digital e o que eles têm de bom??? É isso que eu vou te contar hoje! Então, se ajeita aí na cadeira que, em menos de 5 minutos, você vai saber TUDO!

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri apontando para a tela com a Margarete e falando “duvida?”

O que é um banco digital?

O nome já diz: são bancos que existem 100% digitalmente! Então, eles não têm agências na rua, e você provavelmente também não terá um gerente que vai ficar te empurrando serviço pra bater meta.

Eu sei o que você tá pensando: o gerente também é a pessoa que te ajuda sempre que você tem algum problema. Então, sem o gerente, quem vai te ajudar???

Esses bancos costumam ter não apenas uma pessoa, mas uma equipe inteira, com dezenas de pessoas pra tirar qualquer dúvida ou resolver qualquer problema que você tiver por email ou por chat. E o melhor: esse atendimento, dependendo do banco, pode ser 24 horas!

Que vantagens os bancos digitais oferecem?

Ter o atendimento a qualquer hora, literalmente na palma da sua mão, já é uma boa vantagem! Mas não é a única.

Deixa eu te falar mais alguns pontos nos quais pode ser vantajoso ter uma conta num banco digital:

A experiência digital

Ter uma conta num banco digital quer dizer que TUDO que você fizer com esse banco será pela internet. E isso não é ruim, não! Como eu já te falei, o atendimento desses bancos costuma ser muito mais ágil e personalizado que dos bancões tradicionais.

Mas, além do atendimento, existe toda uma experiência digital que costuma ser muito melhor com esses bancos. Afinal, eles foram criados nesse ambiente, e todos os serviços deles têm que funcionar perfeitamente pelo site ou pelo aplicativo.

Por isso, costuma ser mais simples de encontrar todas as funcionalidades e aproveitar tudo que você tem direito, além de ficar de olho na movimentação da sua conta.

#PARATODOSVEREM: Rosto de mulher jovem, branca, cabelos longos e escuros chamada Nathalia Arcuri, com dedo no olho, dizendo “DE OLHO”

Taxa zero (ou quase)

A maioria dos bancos digitais não costumam cobrar taxas pra você abrir sua conta, e também não cobram a manutenção. Ou seja, é uma conta totalmente sem taxas!

Mas atenção: eu falei A MAIORIA. Então, sempre leia muito bem o site do banco digital pra ter certeza que não tá levando gato por lebre nem vai ter alguma taxinha escondida lá na frente.

“Me Poupe!, eu já não pago nenhuma taxa por causa do pacote de serviços essenciais!”

Ahhhh, gosto assim, de mepoupeira e mepoupeiro que sabe dos direitos que tem e faz eles valerem!!

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri empolgada, abanando os sovacos com notas falsas de dinheiro

Vamos recapitular: no pacote de serviços essenciais, que todos os bancos são obrigados por lei a fornecerem se você pedir, você tem:

  • . 4 saques gratuitos por mês
  • . 2 transferências gratuitas entre contas do mesmo banco
  • . 2 extratos no caixa eletrônico
  • . Um cartão de débito
  • . Um talão de cheque com 10 folhas por mês

No dos bancos digitais, os benefícios podem mudar. Há opções nas quais você pode fazer quantos saques precisar totalmente gratuitos na Rede 24 Horas, mas tem outros que cobram uma taxa pra isso.

Esses bancos não costumam oferecer talão de cheques, mas também tem pouca gente que usa essa forma de pagamento hoje. E, com o Pix, as transferências são gratuitas e ilimitadas entre contas de todos os bancos – isso não é exclusividade dos bancos digitais, os bancões também têm Pix! Mas é justo deixar isso claro, né?

Nathalia Arcuri levantando as mãos e dizendo "é justo"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri levantando as mãos e dizendo “é justo”

E, se você tá atenta e atento, já sabe o que eu vou dizer agora: o banco digital também é um banco! E, por isso, também é obrigado a te fornecer o pacote de serviços essenciais se você pedir. Na maioria dos casos, o próprio banco já te oferece mais coisas, mas confira sempre antes pra ver se o que ele tem é suficiente pra forma como você usa esses serviços.

Quer investir seu dinheiro? Dá também!

Tem bancos digitais que contam com CDBs bem mais vantajosos que os bancões pra você investir o seu dinheiro. Ainda mais se estivermos falando de investimentos pra sua reserva de emergência!

Afinal, hoje, é um negócio melhor você colocar esse dinheiro num CDB que renda pelo menos 100% do CDI e tenha liquidez diária do que colocar, por exemplo, num Tesouro Selic.

Presta atenção: tô falando com quem não tem a reserva ainda, combinado?? Se seu dinheiro já tá no Tesouro Selic, assiste esse vídeo aqui que a Nath já te contou o que fazer.

#PARATODOSVEREM: Nathalia Arcuri está sentada em um sofá com manta de listras brancas e pretas. Ao fundo, elementos adesivos brancos e pretos que remetem ao universo financeiro. Com as mãos levantadas, Nath diz “PRESTA ATENÇÃO”

Voltando: se você ainda não tem sua reserva de emergência, esses CDBs de bancos digitais são mais interessantes. E é justamente por causa desses CDBs que muita gente acaba ficando interessada em abrir conta neles!

Tem banco e instituição bancária que tem o rendimento direto na conta corrente – ou seja, só do dinheiro cair na sua conta, já começa a trabalhar pra você.

Eu sei que você tá se segurando na cadeira pra saber se dá pra confiar seu dinheiro ou não a essas instituições! E já já eu te conto isso, e também como você pode garantir que elas são confiáveis!

Mas, antes, dá uma olhada nesse vídeo aqui, que a Nath comenta algumas opções e tem até um simulador pra você baixar de graça e comparar todas:

Pra baixar o simulador, é só clicar aqui!

Mas atenção: os bancos digitais não são a melhor opção pra você investir todo o seu dinheiro! Nesse caso, é melhor abrir uma conta numa corretora de valores, que é como um shopping center de investimentos. Neste post aqui, eu te contei como fazer isso pra começar a investir mesmo que você tenha pouco dinheiro agora! 

E dá pra confiar em um banco digital?

Resposta curta: SIM!

Afinal, todos os bancos do Brasil DEVEM ser protegidos pelo Fundo Garantidos de Crédito, o FGC. E o FGC garante a proteção de até 250 mil reais por CPF! Então, se o banco digital quebrar por QUALQUER motivo, você não vai ficar sem esse dinheiro.

Mas atenção: instituição financeira é diferente de banco! Os bancos são obrigatoriamente garantidos pelo FGC. As instituições financeiras podem oferecer serviços como uma conta corrente digital mas não necessariamente têm essa garantia. No entanto, pode ter outras garantias, como a Nath comentou no vídeo que coloquei aí em cima… Mas é por sua conta e risco! 

Não viu o vídeo? Então, volta lá e vê pra entender o que ela quis dizer. 

Resumidamente, antes de abrir sua conta num banco digital e colocar todo o seu dinheiro lá, dê uma boa pesquisada pra ver que proteções ele terá, entendido??

Nathalia Arcuri dizendo "Sua rica!", com a legenda dizendo a mesma coisa e corações na tela

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri dizendo “Sua rica!”, com a legenda dizendo a mesma coisa e corações na tela

Agora, me conta aqui nos comentários: você tem conta em algum banco digital? E, se sim, por que decidiu abri-la?

Até a próxima, e lembre-se: ninguém cuida tão bem do seu dinheiro quanto você!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ivanna Vilela 29 de March | 2021

Nath, me deram a sugestão sobre o banco ZRO e achei interessante que ele retorna pontos do cartão na forma de Bitcoins. Fiquei interessada... Você conhece este banco? Ele é confiável? Eu não o encontrei no site do FGC... Obrigada!

elba maria 29 de March | 2021

Vc explica muito bem estou muito .edyou super motivada. Parabéns.

Natália Melo 28 de March | 2021

E o Inter e a modal mais???

Gracielle Teixeira 24 de March | 2021

Tenho conta em três Bancos Digitais, fora o PIC PAY, MERCADO PAGO E PAGSEGURO. E sinceramente? Estou precisando fechar pelo menos 2 dessas contas digitais, dá mt trabalho na hora do IR.

DANILO DE CAMARGO 23 de March | 2021

Eu sou o promiximo milionário1