As piores formas de perder dinheiro em 2021: PEGA, LADRÃO!

12 de julho | 2021

Chega de perder dinheiro em 2021! Se você faz parte do grupo que acha mais fácil perder do que ganhar dinheiro, vou te mostrar que você pode pensar e fazer diferente e mudar essa realidade. Fique atento aos ladrões de dinheiro e se proteja imediatamente das armadilhas que fazem você se distanciar ainda mais dos seus sonhos.

Por Me Poupe!

 

A semana começou e a gente está como? De olho nos ladrões que, sem você perceber, estão te fazendo perder dinheiro! E não estou falando do batedor de carteira, não, tá?! Estou falando das coisas que estão disfarçadas de “benefícios” ou que parecem invisíveis – mas que na verdade são sanguessugas da sua conta bancária –, e também das OPORTUNIDADES que você está deixando passar TODOS OS DIAS! Afinal, se tem jeito de ganhar dinheiro, tem mais jeito ainda de perder dinheiro!

E sabe qual a pior forma de perder dinheiro? NÃO TOMAR UMA ATITUDE!

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri fazendo uma careta

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri fazendo uma careta

Vou começar te dando alguns exemplos: se todo mês, o seu extrato bancário vem com alguma cobrança que você não lembra o que é direito, ou se você não confere a fatura mensal do seu cartão de crédito e vai deixando taxas e débitos indevidos passar ou, ainda, se você está com algum dinheiro parado na Poupança, eu tenho uma coisa pra te dizer: CÊ TÁ PERDENDO DINHEIRO!

“Ah, Me Poupe! Eu não tenho tempo de conferir a fatura do cartão e o meu banco toda vez me cobra quando eu pego mais de três extratos por mês”.

“Quê? Mexer na minha Poupancinha? Jamais, Me Poupe! É a minha única segurança e morro de medo de perder”.

Vamos lá, Me Poupeira e Me Poupeiro! Se você está aqui, é porque você já entendeu que precisa de ajuda! Pois então, eu tô aqui pra te ajudar. Então, PRESTA ATENÇÃO! Antes de seguir para o próximo parágrafo, já fica a dica: adote o hábito de conferir com frequência o extrato do banco e a fatura do cartão, pois isso não levará mais do que 15 minutos e certamente esse tempo poderá ser revertido em dinheiro recuperado, que poderá até ser investido mais adiante.

  

As principais formas de perder dinheiro

#PRATODOSVEREM: Nath Arcuri está vestida com blusa verde e paletó vermelho. Sentada em um sofá, num estúdio decorado de lâmpadas amarelas, ela faz de cara de quem entende a sua dor.

 

Não saber com o que se gasta

Será que você sabe com o que está gastando? É importante ter controle absoluto sobre o dinheiro que entra, o que sai e o que está investido. Pode parecer que não, mas todo centavo é importante! Alguns aplicativos podem ajudar na gestão de seu dinheiro: Minhas Finanças, Organizze e Mobills.

Nathalia Arcuri surpresa, exclamando "o quê?!"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri surpresa, exclamando “o quê?!”

 

Falta de cuidado com as contas de consumo

Sabe aquelas chamadas que a gente escutava desde criança na casa dos pais ou dos avós: “apaga a luz quando sair do quarto”, “não demora no banheiro com o chuveiro elétrico ligado”, “desliga a torneira quando estiver escovando os dentes”, “só coloque no prato o que for comer”? Pois é, elas são universais e atemporais! E com as mudanças de comportamento e de rotina impostas pela pandemia, todos estamos em casa por muito mais tempo. Ou seja: contas mais altas. Então, é importante estar sempre em alerta com as contas de consumo, principalmente a conta de energia elétrica! Aqui eu dei algumas dicas importantes.

Cuide do seu dinheiro agora!

 

Deixar dinheiro parado na Poupança

Eu já estou ficando careca de tanto dizer que fazer Poupança não é um bom negócio, né? Só pra você ter uma ideia, atualmente, o rendimento da poupança não passa de 0,16%, considerando a variação de 0,31% do CDI, o principal referencial das aplicações de renda fixa. Existem opções melhores para te ajudar a alcançar suas metas! Eu trago uma simulação que a Nath fez, nesse vídeo, mostrando a roubada que é deixar dinheiro parado na Poupança. Ela mostra que há vários investimentos de riscos pequenos que rendem muito mais do que a Poupança. Grita comigo: pega, ladrão!

 

Se acomodar aos bancões

Muito cuidado com os bancões. Isso porque eles acabam te cobrando taxas desnecessárias (como cestas de serviço e seguro de cartão de crédito, por exemplo), não conseguem oferecer condições muito vantajosas de investimentos e também não apresentam as variedades de produtos que os bancos digitais e as corretoras de valores conseguem te apresentar. Ou seja, você tá lá felizona ou felizão com sua “conta desde 1997”, mas tá perdendo dinheiro! Vale conferir e comparar direitinho os serviços oferecidos entre os bancos convencionais e os bancos digitais, e reavaliar onde você pode deixar seu dinheiro e evitar eventuais perdas.

Bancos Digitais: um passo para os investimentos

 

Cadastro de lojas físicas e e-commerce

Ah, que tentação ficar por dentro de TUDO de TODAS as lojas sobre TODAS as promoções, né? NÃO! Não é! Evite fazer inscrição em sites de vendas, de lojas físicas e de serviços, pois ao ter acesso a essas mensagens, seu cérebro é levado a atender ao chamado. Não cai nessa! O que os olhos não veem, o coração não sente. Então, quanto mais distante você estiver das promoções, ofertas, tentações, melhor, se o seu objetivo for poupar e não perder dinheiro só porque um produto está em promoção. Descadastre, já!

 

Pagar contas e faturas em atraso

Essa é básica, né, gente? As multas e os juros cobrados por boletos pagos com atraso são altíssimos e os de cartão de crédito, então, nem se fala: um absurdo! Aqui, inclusive, eu expliquei direitinho como cuidar das faturas do seu cartão de crédito. Então, preste atenção e fique atento às datas e condições de pagamento de suas contas. O dinheiro que você poupará evitando multas e juros, você pode investir!

Nathalia Arcuri dizendo "Não! Não faça isso!"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri dizendo “Não! Não faça isso!”

 

Assinaturas automáticas

Plataformas de streaming, planos de academia de ginástica, aplicativos e serviços por assinatura. Quantas vezes você já fez um plano anual de academia, mas só frequentou as aulas por três meses? E aquele pacote de massagens que você fechou pra aproveitar uma promoção, mas só foi duas vezes e perdeu o prazo pra usufruir o restante dele? Reveja as assinaturas e os planos contratados, para evitar perder mais dinheiro.

#PARATODOSVEREM: Nathalia Arcuri está sentada em um sofá com manta de listras brancas e pretas. Ao fundo, elementos adesivos brancos e pretos que remetem ao universo financeiro. Com as mãos levantadas, Nath diz “PRESTA ATENÇÃO”

 

Falta de conhecimento pra começar a investir

Esse, sem dúvida, é o principal ladrão de dinheiro. “O que? Sério? Mas como assim? Me explica que não estou entendendo direito”! Sim, é isso: obter conhecimento é um dos maiores investimentos que você pode fazer por você. Ganhar dinheiro será “apenas” a consequência dessa escolha. Agora imagina que todo o dinheiro que você vai deixar de perder prestando atenção nesses ladrões de dinheiro que eu listei acima, poderá ser usado a seu favor. Pois não importa o valor, dá pra começar a investir já!

Ao se apropriar cada vez mais do universo das finanças, estudar e se atualizar constantemente, você conquistará conhecimento suficiente para fazer as melhores escolhas e ter autonomia sobre o seu dinheiro. Sabe quem fez isso e aprendeu a investir, dando um giro de 180 graus na vida financeira? Os 36 mil alunos da Jornada da Desfudência, que chega à sua 7ª turma justo nesta semana! Inclusive, as matrículas estão abertas! Este é o último ano de realização da Jornada da Desfudência, então te dou essa dica de olhos fechados, para você aproveitar a oportunidade de dominar, de vez, conceitos como Taxa Selic, IPCA, investimento pré e pós-fixado, vencimento de títulos, Tesouro Direto, CDB, CDI, LCA, LCI etc. e caminhar rumo à independência financeira.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja o primeiro a deixar seu comentário