A Selic subiu DE NOVO: 4,25% ao ano! O que isso muda?

16 de junho | 2021

Olha a notícia quentinha chegando: o Copom (Comitê de Política Monetária) decidiu elevar de novo a Taxa Selic! Agora, ela está em 4,25% ao ano. É o terceiro aumento em 2021, e a expectativa é que, até o fim do ano, ela possa chegar a 6,25%!

Por Me Poupe!

Mas CALMA, que essa é uma projeção do mercado, e pode ser que nada disso aconteça. Só te contei por curiosidade, mesmo.

Com mais uma subida da Taxa Selic, eu quero aproveitar pra te lembrar o impacto que isso tem no SEU dinheiro. Isso mesmo: a Taxa Selic impacta o seu bolso, direta e indiretamente! Afinal, estamos falando da taxa mãe da economia brasileira, aquela que pega a inflação pela mão pra tentar segurar ela no lugar! Ou melhor: se a inflação sobe, a Selic sobe. Se a inflação desce, a Selic desce.

Isto é, essa subida da Selic é sinal de inflação em alta! E inflação em alta significa que os juros também sobem.

#PARATODOSVEREM: Nathalia Arcuri está sentada em um sofá com manta de listras brancas e pretas. Ao fundo, elementos adesivos brancos e pretos que remetem ao universo financeiro. Com as mãos levantadas, Nath diz “PRESTA ATENÇÃO”

Eu sei: só de falar em juros subindo, você já sentiu um arrepio? Pra quem tem dívidas de qualquer tipo (não só empréstimos, mas também financiamentos, cheque especial…), a Taxa Selic subir não é um bom sinal. Afinal, com mais juros, você paga mais caro!

Mas esses mesmos juros também te ajudam a enriquecer se você for uma investidora e um investidor! Neste post aqui, eu te contei como os juros compostos desempenham essa função. E, nos investimentos que são atrelados à Selic, o aumento da Taxa significa aumento da rentabilidade.

Ah, que festa da riqueza lícita!!!!

Em outras palavras, você pode achar oportunidades pra fazer seu dinheiro trabalhar mais pra você mesmo com tantas mudanças que estão acontecendo na economia brasileira nos últimos tempos. Mas você precisa saber encontrá-las! E eu, junto com a Nath Arcuri, tô criando um verdadeiro INTENSIVÃO (calma: é online e grátis!) pra te ajudar nessa tarefa. Clica aqui pra se inscrever agora!

Então, a Selic subir é um bom sinal?

Aí que tá… Pros seus investimentos, pode ser, sim. Mas ela não indica, necessariamente, que a economia vai bem. Afinal, a subida da inflação que estamos vendo agora não tem a ver com aumento do consumo e retomada econômica, mas sim com pressões tanto internas quanto externas na nossa economia. Ou seja, se correr o bicho pega, se ficar o bicho come! 

Neste post, a Juliana Inhasz, que é economista, professora e coordenadora do curso de Graduação em Economia do Insper, explicou um pouco do contexto da última subida da Selic. E é claro que eu fui falar com ela de novo pra entender o que tinha mudado agora!

Ela contou que, do lado de dentro, a inflação continua não tendo a ver com demanda, e sim com custos, como energia, água, combustíveis… Além disso, há ainda o aumento sazonal nos preços de alguns itens, como alguns tipos de alimentos, por exemplo. 

Por outro lado, alguns países já começaram a recuperação depois da pandemia, como Estados Unidos e China. Por isso, a demanda desses países por ofertas do Brasil aumentou! Isso, além do real desvalorizado, faz com que aumentem as exportações. E, com mais exportações, o preço aqui dentro – ou seja, a inflação – aumenta!

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri tocando na cabeça, com cara de “entendeu?”

Só que o Banco Central também tem uma meta pra alcançar.

E, pra fazer isso, ele precisa diminuir o câmbio. Então, ele precisa atrair investimentos do exterior e trazer mais dinheiro pro país! Como o risco de investir hoje no Brasil é alto, o retorno também tem que ser alto.

O que o Banco Central faz, então? Aumenta a taxa de juros, isto é, a rentabilidade desses investimentos. Além disso, também há uma intenção de melhora do ambiente econômico, tentando sinalizar que quem investir agora vai, no futuro, ter um excelente retorno!

Só que, atualmente, a taxa de juros ainda não aumentou o suficiente pra atrair esses investimentos, e o ambiente econômico também não tá lá essas coisas. No entanto, no cenário internacional, a vacinação no Brasil está começando a deixar o pessoal mais otimista.

Mas os riscos ainda existem, e o mercado sabe disso! Afinal, a pandemia NÃO acabou, e é preciso ter um bom plano de retomada econômica depois dela, incluindo até reformas econômicas nos próximos anos.

Nathalia Arcuri concentrada, falando pausadamente "simples"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri concentrada, falando pausadamente “simples”

E pro SEU bolso, o aumento da Selic vai piorar as dívidas ou melhorar os investimentos? Me conta nos comentários!

E, se você não tem certeza do que achar disso, não esquece de clicar aqui e cadastrar seu email pra participar do intenvisão da Nath!

Até a próxima, e lembre-se: ficar por dentro das notícias de economia é obrigatório pra quem quer enriquecer!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ELAINE 20 de June | 2021

BOA NOITE GOSTO MUITO DE SUAS DICAS. TENHO UM APARTAMENTO FINANCIADO, COM SUA EXPERIENCIA, VALE A PENA VENDER PARA INVESTIR O DINHEIRO?

LYVIA ALVES MARTINS 17 de June | 2021

Ai Nath. Preciso comprar uma casa financiada... estou procurando desde dezembro/2020 e agora que encontrei essas taxas subindo. Sei que você não indicaria a um Me Poupeiro a comprar nada financiado, porém, o valor que se paga em minha cidade por um aluguel é equivalente a uma prestação de financiamento habitacional. Não consigo pagar aluguel e juntar dinheiro pra comprar um imóvel a vista sei la quantos anos a frente. Infelizmente, eu, com filho pequeno tenho pensado no dinheiro que tenho entregado de bandeja quando pago aluguel... e na verdade poderia estar pagando um bem que no fim das contas vai ser uma segurança pra minha família. Nem sei se você vai ler tudo isso. Mas divido essa angústia por não saber ao certo se diante do atual cenário estou tomando uma decisão acertada.

JUNIEL AGUIAR 17 de June | 2021

Bom dia! Tenho investimentos atrelado tesouro ipca 2026, com a alta da selic é viável deixar? Onde investir de forma segura e rentável com aumento da selic?

Alexandra Rocha 16 de June | 2021

Vai melhorar meus investimentos! Comecei a aprender agora, com você. Agradeço muito!