8 erros comuns que quem começa a investir precisa evitar: saiba quais são e corra pra bem longe deles!

07 de julho | 2021

Descubra quais são os principais erros cometidos por quem está começando no mundo dos investimentos, aprenda a identificá-los e o que fazer pra evitá-los. De tarifas bancárias desnecessárias, a insistência em práticas que não são investimentos, passando por desinformação e prazos desrespeitados: tudo pode ser aquela casca de banana que vai atrapalhar seus planos!

Por Me Poupe!

Você aí! Isso, você que já está dando os primeiros passos no maravilhoso mundo dos rendimentos! Tá de parabéns, hein? Espero que você já esteja também dando aqueles risos de alegria, toda vez que olha a tela do app da sua corretora de investimentos e vê que seus dinheiros estão trabalhando pra você. Ah, que festa dos rendimentos!

#PRATODOSVEREM: um bebê branco, usando camisa social branca e gravata listrada, utilizando um notebook

Eita! Você não está tão satisfeito assim? Acha que o seu desempenho pode melhorar, mas não tá sabendo como ou o que fazer? Calma! Não se apavora! A titia Me Poupe! vai te ajudar e listar alguns erros comuns cometidos por quem começa a investir. Leia com atenção, descubra se você caiu nessas pegadinhas e passe a evitá-las! Talvez sejam essas escorregadas que estão te impedindo de atingir a sua meta e realizar os seus sonhos mais selvagens. 

 

1 – Corra de tarifas bancárias desnecessárias!

Você sabia que ninguém é obrigado a pagar certas tarifas bancárias? Se isso explodiu a sua cabeça, PRESTA ATENÇÃO! Alguns bancões cobram taxas por serviços que deveriam ser gratuitos! Pedi pra Nathalia Arcuri explicar nesse vídeo tin tin por tin tin sobre algumas tarifas que lascam seu orçamento e como evitá-las.

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri apontando a Margarete pra tela e dizendo ‘você está vacilando’

2 – Aprenda, de uma vez por todas, a diferença entre CDB e CDI

Muito parecidos entre si, CDB e CDI são títulos que impactam diretamente nos investimentos. De um jeito bem explicadinho: o CDB (Certificado de Depósito Bancário) é um título que o banco gera pra você, ou seja, um tipo de investimento! “Como assim?” Você empresta seu dinheiro pro banco e ele garante que devolverá o valor que você emprestou com juros. Logo, você fez um investimento e teve retorno.

Já o CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é um título emitido entre bancos, ou seja, não é um tipo de investimento propriamente dito! “Hein? Explica mais”? Explico: os bancos emprestam dinheiro entre si e utilizam uma taxa para esse empréstimo: o próprio CDI. Ou seja, ele é apenas uma taxa (parecida com a taxa Selic). Aqui neste post eu falei sobre CDB, CDI e também outras coisas que você precisa entender de verdade se quiser ser gente grande de verdade!

 

3 – Não acredite em tudo que o gerente do seu banco fala

Calma, não estou dizendo que todo gerente de banco quer te sacanear. Há muitos gerentes corretos e responsáveis, mas não acredite em tudo que ele te oferece. O motivo: ele é funcionário do banco e está ali para oferecer produtos, ter lucros com eles e bater metas. Então, minha pupila e meu pupilo, ESTUDE para não aceitar qualquer oferta do Sidnelson!

O que os bancos não te contam na hora de oferecer produtos?

4 – Pare de “investir” em escolhas erradas, mesmo sabendo que não são investimentos

Eu já expliquei algumas vezes que dinheiro parado na poupança é furada ou burrice (desculpa, tô sincerona hoje!). Também já disse que títulos de capitalização e consórcio não são investimentos, lembra? Se não lembra ou ainda tá à espera de um milagre: corre, Bino, é cilada!! Veja como sair fora do consórcio e se livrar de outros arrependimentos.

Nathalia Arcuri de blusa verde, com o dedo polegar e o indicador juntos e na frente dos olhos, como se imitasse binóculos

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri de blusa verde, com o dedo polegar e o indicador juntos e na frente dos olhos, como se imitasse binóculos

5 – Não espere que alguém diga qual é o melhor investimento 

‘Isso non ecziste’, gente. Ninguém pode dizer qual é o melhor investimento para você. Decidir qual o investimento adequado depende de uma série de coisas, como objetivos, idade, prazo, necessidades, perfil de risco etc.. “Ué, então por que eu estou aqui”? Para se informar, estudar e aprender a fazer o seu planejamento financeiro pessoal. PARA SE LIBERTAR! Digamos que eu tô aqui pra pegar na sua mão, mas quem aperta o botão da escolha é você!

 

6 – Não acredite em pirâmides financeiras, elas não são investimentos

Essa é de doer, mesmo! Pelamor, se alguém (até mesmo alguém querido) chegar em você e mandar um: “É só colocar 10 mil dinheiros nesse negócio, trazer 3 pessoas, que daqui a 5 meses você vai receber sei lá quanto de volta”, NÃO ACREDITE! É pirâmide! É golpe! Simplesmente, não entre!

Nathalia Arcuri concentrada, falando pausadamente "simples"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri concentrada, falando pausadamente “simples”

7 – Pare de insistir na Poupança

Os números não mentem jamais e eu tenho certeza que toda vez que você vê o extrato da sua Poupança você fica com aquela cara de pastel, de frustração! Aqui eu mostro alguns dados importantes sobre isso e ajudo você a se libertar da mentalidade de que Poupança é investimento!

 

8 – Não ignore os prazos para retirada de dinheiro dos seus investimentos

Deixa eu te contar um segredo: investimento é uma aposta a ser compreendida e respeitada, se você quiser que os retornos sejam verdadeiros, tá? Não adianta nada colocar seus dinheiros em investimentos como Tesouro Prefixado e Tesouro IPCA, por exemplo, se você tirar o dinheiro antes do tempo. Sabe por quê? Porque você pode perder dinheiro! Tem que aprender tudo direitinho antes de investir, pra não fazer cagada.

#PRATODOSVEREM: Nath Arcuri dizendo “Quem avisa amigo é”

Então, para desviar das escorregadas em casca de banana e começar ainda hoje a identificar melhor os investimentos, aproveita que a Nath, nossa musa das finanças, vai dar 4 AULÕES DE GRAÇA pra investidoras e investidores de todas as idades, perfis e interesses. Bora aprender a se planejar na Imersão Visionária, dias 7, 8, 9 e 12 de julho, às 20h. E atenção: é pegar ou largar, pois os vídeos não ficarão disponíveis depois. É AO VIVO!

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Beatriz dos Anjos Silva Schlenker 09 de July | 2021

Show de bola 😃 Bora lá... Abraço!

LIZBETH TREZENA CHRISTINO 08 de July | 2021

GOSTARIA DE PARTICIPAR DA IMERSÃO VISIONÁRIA, POIS SOU FÃ DA NATHALIA ARCURI