Afinal, o que é a bolsa? Chamada de B3, a bolsa de valores oficial do Brasil completa 131 anos!

23 de agosto | 2021

Saiba quem é quem no mundo das ações: bolsa de valores, Bovespa, B3 – Brasil, Bolsa, Balcão, Ibovespa, mercado de ações…

Por Me Poupe!

 

Aposto que todos os dias você vê na TV, escuta no rádio e lê nos jornais que ‘a bolsa caiu’, ‘bolsa opera em alta’, ‘bolsa de valores abre em queda’, ‘as principais ações da bolsa’, entre outras expressões.

“Que bolsa é essa?”, talvez você se pergunte em todas essas situações, caso ainda não esteja por dentro do mercado das ações ou ainda não faça investimentos – o que é uma pena, mas estarei sempre aqui pra explicar tudo e ajudar na hora que você precisar, tá?

 

 

Bolsa de valores

A bolsa de valores é o ambiente digital do mercado onde ocorrem as negociações de ações de sociedades de capital aberto (empresas públicas ou privadas) e outros ativos financeiros, como commodities e moedas estrangeiras. Atualmente, há mais de 400 empresas listadas na bolsa de valores.

Esse sobe e desce que acontece na bolsa de valores nada mais é do que o mundo dos investimentos em pleno funcionamento. A musa das finanças, Nathalia Arcuri, explica direitinho nesse vídeo, como funciona a bolsa de valores e ensina, para iniciantes, como se ganha dinheiro com ações.

 

[B]3

A bolsa de valores oficial do Brasil, chamada de B3 –  Brasil, Bolsa, Balcão, está sediada em São Paulo e é uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro no mundo, com atuação em ambiente de bolsa e de balcão.

Fundada em 23 de agosto de 1890, a bolsa de valores brasileira completa 131 anos!

 

 

A bolsa de valores nasceu com o nome Bolsa Livre, se transformou na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), fez fusão com a Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) e deu origem à Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros, e depois de passar por um processo de modernização, com inovação de produtos e de tecnologia, em 2009, se transformou na B3.

Uma das maiores em valor de mercado, com posição global de destaque no setor de bolsas, a B3 é uma sociedade de capital aberto – cujas ações (B3SA3) são negociadas no Novo Mercado (grupo seleto de companhias com os melhores níveis de transparência e governança corporativa) –, que integra os índices Ibovespa, IBrX-50, IBrX e Itag, entre outros.

 

#PARATODOSVEREM: Nath Arcuri falando “não entendeu nada??”

 

Ibovespa

A bolsa de valores é muito anterior ao Ibovespa, abreviação para o Índice Bovespa, que nasceu em janeiro de 1968 e funciona como um termômetro do mercado de ações no Brasil.

Formado pelas ações com maior volume negociado nos últimos meses, o Ibovespa é o mais importante indicador do desempenho médio das cotações das ações negociadas na B3. Seus números são acompanhados diariamente por investidoras e investidores.

 

Como funciona a bolsa de valores?

Bom, essa é a resposta de um milhão de reais, Me Poupeira! e Me Poupeiro! E sabe por quê? Porque esse milhão pode vir em forma de ganhos com investimentos na própria bolsa de valores!

“Como é que é, Me Poupe!? Você está dizendo que quem investir na bolsa pode ganhar um milhão?”

Sim e não! Jamais vou prometer uma coisa dessas assim de supetão! Como eu sempre digo, investimentos fazem parte de um universo muito amplo e pra se sentir segura e seguro pra fazer os investimentos certos, você precisa estudar, se informar, estar sempre por dentro de tudo do mundo das finanças e dos investimentos pra fazer as escolhas de acordo com as suas metas e objetivos.

E pra ajudar quem tá começando, aqui eu explico sobre renda variável e como gerenciar riscos na bolsa de valores. Mas se você já vem se informando sobre investimentos em ações e está “quase lá”, mas ainda tem dúvidas sobre metas e gostaria de prever o quanto dá pra ganhar na bolsa de valores, aqui eu ensino sobre como traçar objetivos e como escolher o melhor investimento.

 

AH, QUE FESTA, DA BOLSA DE VALORES!

 

5 PASSOS PRA INVESTIR EM AÇÕES! 

 

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja o primeiro a deixar seu comentário