WhatsApp Pay: como você vai poder fazer pagamentos pelo aplicativo? #TechDicas

07 de abril | 2021

Fala, meus amigos! Na última semana, o Banco Central autorizou o WhatsApp Pay, que é uma forma de pagamentos feita totalmente pelo WhatsApp!

Por Fernando Jobs

Se você tá surpresa e surpreso e pensando como é que isso vai funcionar, continua lendo porque hoje eu vou te contar tudo que você precisa saber pra começar a usar o WhatsApp Pay assim que ele for lançado!

Se você quiser, claro. Mas é esse o meu papel: te apresentar as opções pra você escolher o que achar melhor!

Então, vamos lá: o que é o WhatsApp Pay? Como ele vai funcionar? E será que dá pra confiar? Eu vou responder tudo isso hoje!

Mas antes, um pouco de contexto

Você talvez tenha ouvido falar do WhatsApp Pay antes. É que, no ano passado, ele teve o lançamento suspenso no Brasil porque poderiam existir riscos de segurança pros usuários, além de prejudicar a competição no setor.

Então, cerca de nove meses depois, ele foi liberado pelo Banco Central na semana passada, e deve começar a ser disponibilizado em breve! Por isso, é legal você já saber como vai funcionar pra não ser pega e pego de surpresa depois, ou acabar agindo por impulso na hora de utilizá-lo.

Afinal, dinheiro não aceita desaforo, lembra?

Nathalia Arcuri levantando as mãos e dizendo "é justo"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri levantando as mãos e dizendo “é justo”

Como vai funcionar o WhatsApp Pay

Com o WhatsApp Pay, você vai poder fazer e receber dinheiro diretamente no aplicativo, sem precisar abrir nenhum outro app de banco ou de outro serviço financeiro.

“Jobs, o WhatsApp tá virando banco??? Como é isso???”

NÃO! O WhatsApp vai ser só um mediador, uma ponte entre a sua instituição financeira e a da pessoa que vai receber o dinheiro.

Depois de cadastrar o seu cartão de débito ou de crédito você poderá, no próprio app, dividir a conta do churrasco com seus amigos, dar dinheiro de presente pra alguém e até pagar pequenas empresas. E, se tiver uma pequena empresa, vai poder receber pagamentos por ele!

Inicialmente, os bancos brasileiros que têm parceria com o WhatsApp Pay são Banco do Brasil, Sicredi, Woop e Nubank, que emitem cartões com as bandeiras Visa e Mastercard.

#PARATODOSVEREM: Nathalia Arcuri está sentada em um sofá com manta de listras brancas e pretas. Ao fundo, elementos adesivos brancos e pretos que remetem ao universo financeiro. Com as mãos levantadas, Nath diz “PRESTA ATENÇÃO”

No entanto, pelo menos no começo, cartões de crédito só poderão ser usados pra fazer pagamentos pra empresas. Isto é, pra quem usa o WhatsApp Business e tem o Facebook Pay configurado para receber pagamentos.

Por outro lado, pra mandar dinheiro de um usuário pro outro, vão funcionar apenas os cartões de débito.

WhatsApp Pay: como configurar

O novo recurso vai funcionar com o Facebook Pay – lembra que o Facebook é dono do WhatsApp? Se não sabia, tô te contando agora. É por isso que muitas funcionalidades do WhatsApp estão ligadas ao Facebook!

A mesma coisa acontece com o Instagram, mas isso é assunto pra outro post.

Então, você cadastra seu cartão de débito ou de crédito no Facebook Pay e pode começar a utilizá-lo! Além da comodidade, uma das maiores vantagens é que o WhatsApp Pay vai ser gratuito, ou seja, você não precisa pagar nada a mais para o WhatsApp ou o Facebook pra utilizá-lo!

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri olhando para a câmera e piscando com um olho só

Vou ficar devendo o passo a passo pra você fazer o cadastro e enviar seus dinheiros por enquanto. Afinal, o WhatsApp Pay ainda não foi disponibilizado! Mas prometo que atualizo assim que for disponibilizado e aviso lá no meu Instagram. Então, já segue pra não perder!

“Jobs, mas é seguro?”

O WhatsApp garante que sim! Lá no site que fala mais desse serviço, eles garantem que todos os dados do cartão são protegidos por criptografia e que eles utilizam várias camadas de segurança.

Além disso, todo envio de dinheiro pode ser confirmado por você, seja usando a biometria do seu celular (o leitor de digital, sabe?), ou o PIN do Facebook, que é um número que é gerado pelo site ou pelo app, e costuma ser utilizado no login em duas etapas.

E quando é que o WhatsApp Pay será disponibilizado?

O WhatsApp ainda não divulgou uma data, mas afirmou que está nos preparativos finais pra lançar a novidade. Então, muito em breve as brasileiras e os brasileiros terão mais uma forma de transferir dinheiro sem taxas.

Leia também: O Pix é seguro? Não caia em fraudes com o novo meio de pagamento! #TechDicas

Ah, uma curiosidade: o Brasil seria o primeiro país em que essa funcionalidade seria oferecida, porque o aplicativo é muito usado por aqui! Mas, como o Banco Central pediu pra segurar o lançamento, ele foi lançado na Índia em novembro. 

Agora, mepoupeira e mepoupeiro, me conta nos comentários: o que você achou da novidade do WhatsApp? Você pretende usar o WhatsApp Pay?

Não esqueça de seguir a Me Poupe! no Instagram pra ficar sabendo em primeira mão quando esse serviço for lançado!

Um abraço, e até a próxima coluna #TechDicas! 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Erika Alves 09 de April | 2021

Olha só, gostei da novidade. Se realmente for seguro, usarei com certeza!! 👏👏👏👏

Marcella Almeida Pasquini 09 de April | 2021

Amei essa novidade. Trabalho com whatsApp business para vender moda feminina nada minha marca, Marcelina. E isso vai facilitar muito na hora de vender e receber das minhas clientes!