Vai montar sua loja virtual? Leia esse texto antes!

05 de agosto | 2021

Conversei com o pessoal da Loja Integrada, que é super especialista em ecommerce, e trouxe algumas dicas pra você tirar a sua ideia do papel.

Por Me Poupe!

 

Atenção, Me Poupeira! e Me Poupeiro! Se aquele dia de colocar algumas ideias em prática chegou e você está próximo de começar a montar um negócio, leia esse texto até o fim, pois ele vai desmistificar algumas coisas! Talvez seu primeiro pensamento ao sonhar em montar uma loja virtual seja: “eu até queria abrir um negócio online, mas ter ecommerce é caro”!

Calma, calma, c-a-l-m-a! A titia está aqui pra mostrar que as coisas não são bem assim.

  

#PRATODOSVEREM: Nath no estúdio, de colete vermelho, com as mãos levantadas e dizendo: “CALMA!”

 

Vamos começar pelo começo! Primeiro, mude o tempo verbal do seu pensamento, você não “queria abrir um negócio online”, você “vai abrir um negócio online”!

Segundo, você precisa levar algumas coisinhas em consideração antes de abrir seu ecommerce real oficial.  

Por isso, conversei com o pessoal da Loja Integrada, que é super especialista em ecommerce, e trouxe algumas dicas pra você tirar a sua ideia do papel.

Então, presta atenção e vamos lá!

 

#PRATODOSVEREM: Nath Arcuri, sentada no sofá com manta preta e branca, diz “Vamos Começar?”

 

Pense primeiro: o que você vai vender? 

 

Pois é, parece óbvio, mas o óbvio quase sempre precisa ser dito! Frase de efeito pra mostrar que escolher o seu produto é, sim, o primeiro passo. Afinal, essa escolha influencia em tudo o que vem depois.

Do mesmo jeito que existem tipos de lojas físicas para determinados produtos, na internet também é assim. Imagina vender chocolate em uma loja de carros. Não rola, né?!

Escolher o que você vai vender também influencia nos dinheiros que você vai receber, na logística de entrega, no estoque, na devolução, embalagem e por aí vai…

 

Nathalia Arcuri tocando na cabeça, com cara de "entendeu?"

PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri tocando na cabeça, com cara de “entendeu?”

 

Olhe a grama do vizinho

 

Se você quer ter sucesso vendendo na internet, você precisa conhecer a concorrência. 

Pode começar pelo Google mesmo! Coloque o nome das lojas que você já sabe que são concorrentes e veja tudo o que eles estão fazendo. Como eles vendem, a comunicação, as redes sociais, o preço, veja tudo, tin-tim por tin-tim.

Se você não lembrar do nome de muitos concorrentes, um bom jeito é pesquisar no Google de uma forma bem direta. (Vamos continuar com o exemplo do chocolate). Você pode pesquisar: lojas de chocolate online, ou comprar chocolate pela internet, que os resultados serão os seus concorrentes. 

Vai na fé! Com certeza o Google vai ajudar! 

 

Nathalia Arcuri com as mãos do lado da cabeça, como se sua mente tivesse explodindo, falando "uau!"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri com as mãos do lado da cabeça, como se sua mente tivesse explodindo, falando “uau!”

 

Qual o preço do seu produto?

 

Além dos valores relacionados ao produto em si, como custo de produção e impostos, geralmente também precisa ser acrescentado a taxa por venda cobrada pela plataforma de ecommerce que você vai usar. 

Mas como gosto de dar boas notícias, vou te contar uma! Existe uma forma de não pagar essa taxa. Tcharam! Calma, não precisa se preocupar, porque é tudo 100% legal. A Loja Integrada é uma plataforma pra sua loja virtual, que além de ter um plano de assinatura gratuito, não cobra taxa por vendas, e não cobra em plano nenhum. 

Ou seja, você pode montar seu ecommerce e começar a vender na internet sem pagar nada pela loja.

 

Nathalia Arcuri estendendo a mão, como se oferecesse ajuda

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri estendendo a mão, como se oferecesse ajuda

 

Como você vai mandar o produto?

 

Escolher a forma de envio do produto é muuuito importante. Afinal, ninguém quer ter dor de cabeça quando compra pela internet, né? Faça uma pesquisa profunda sobre as opções de envio pra sua loja. 

Quando você for escolher a plataforma de ecommerce que vai usar, eles têm ferramentas de envio integradas que facilitam sua vida. Separei algumas perguntas que você precisa responder:

  • Quais opções de transportadora você vai oferecer?
  • O produto será enviado de acordo com o peso e a localização ou você vai trabalhar com taxa fixa?
  • A sua forma de envio é baseada no tipo de produto? O seu produto é perecível?

MAS PRESTA ATENÇÃO! Nada de querer ganhar dinheiros com o envio dos seus produtos.

O envio não pode ser um centro de lucro e precisa ser razoável. Isso porque um dos motivos que mais fazem as pessoas desistirem de comprar algo é o valor do frete. 

Fala a verdade, você mesmo já desistiu de uma compra quando viu que o valor do frete era mais caro que o produto, não é?

Como eu disse, existem ferramentas de ecommerce no mercado que possuem opções de métodos de envio embutidos, ou permitem que você adicione bem rápido suas preferências – desde o transporte gratuito até a transportadora em tempo real e calculado.

 

Você chegando feliz da vida pra montar sua empresa e descobrindo que é 99% esforço!

 

Garanta fotos e descrições incríveis dos produtos

 

Informação é tudo nessa vida! Por isso, unir fotos incríveis dos seus produtos a descrições super completas é fundamental para ter sucesso com sua loja online. 

Não tenha preguiça! Capriche nos detalhes!

Coloque a boca no trombone

Talvez essa referência do trombone seja um pouco antiga, mas tudo bem! Com quase tudo pronto, você precisa pensar em como vai contar isso ao mundo. Então, chegou a hora de criar um plano de marketing. 

A forma como sua loja vai ser conhecida na internet vai fazer toda a diferença no resultado final. Por isso, estude muito! 

“Me Poupe!, eu não tenho tempo pra estudar mais nada não”. 

Então, minha pupila e meu pupilo, você precisa contar com a ajuda de alguém que conheça sobre comunicação ou arrumar tempo pra estudar. 

Não vale usar isso como desculpa! Comunicar é tão importante quanto escolher o produto.

Acho que consegui mostrar os principais pontos necessários para quem está pensando montar uma loja virtual precisa levar em consideração, né? 

Se você chegou até aqui, o mais importante agora é saber que, se você acha que o seu momento de virar empreendedora ou empreendedor chegou, você não está só! Conte com o pessoal da Loja Integrada e comigo LÓGICO! Força na peruca!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nilma Marciano 06 de August | 2021

Eu super quero ter uma loja virtual

Naiara 06 de August | 2021

Uallll muito necessário este Post! Eu vou ter uma loja virtual! Grata pelas dicas!

Ivan Ferreira Coutinho 06 de August | 2021

Necessito de ideia de um produto muito necessário ao mercado. Algo que se destacou com a chegada da pandemia é que vai permanecer.

Cássia Denadai 06 de August | 2021

Grande oportunidade

Fabiano Silva Lima 05 de August | 2021

Já trabalho com revenda de gás de cozinha, mas as vendas estão fracas.