Tesouro Direto: tudo sobre o investimento mais seguro do Brasil

22 de abril | 2021

O Tesouro Direto é o investimento mais seguro que existe no Brasil. Por isso, muita gente pensa logo nele quando quer começar a colocar o dinheiro pra trabalhar!

Por Me Poupe!

Mas isso não quer dizer que você tenha que nascer sabendo o que é o Tesouro Direto!! Aliás, muita gente não sabe até agora. E é hoje que esse jogo vai virar!

Eu vou te contar TUDO que você precisa saber sobre o Tesouro Direto, inclusive como começar a investir nele assim que terminar de ler.

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri apontando para a tela com a Margarete e falando “duvida?”

É sério, mepoupeira e mepoupeiro no caminho da riqueza: você pode se tornar investidora e investidor ainda hoje com o que eu vou te contar aqui! Então, já sabe: fecha as outras abas do seu navegador e esquece o WhatsApp, porque eu só preciso de alguns minutos da sua atenção.

Começando do começo: o que é o Tesouro Direto?

Não dá pra correr antes de saber andar! Então, antes de mais nada, deixa eu te explicar o que é o Tesouro Direto!

O Tesouro Direto é uma forma que o Tesouro Nacional criou pra você, pessoa física, comprar títulos públicos federais. É como se você emprestasse o dinheiro pro Tesouro, ou seja, pro governo, e ele te devolvesse com juros lá na frente!

“PARA TUDO!!! Com a crise, com tudo que o Brasil tem de dívida, como eu posso ter a garantia de que o governo vai me pagar mesmo????”

VAI!

Acredita na Me Poupe!: as chances do Tesouro Nacional quebrar e não te pagar não são “apenas” pequenas… Elas praticamente não existem!

O Tesouro Nacional é uma instituição MUITO sólida, porque é o caixa do governo. Se algum dia o Tesouro deixar de pagar as dívidas internas, é crise na certa. E, se ele quebrar, TUDO quebra, porque os bancões também têm muito dinheiro investido nele! E, nesse caso, nem a poupança se salva, caso você esteja procurando argumento aqui pra dizer que ela é mais segura.

Nathalia Arcuri olhando alguma coisa, com a mão no queixo, e cara de preocupada

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri olhando alguma coisa, com a mão no queixo, e cara de preocupada

Mas CALMA! Não precisa fazer essa cara. Como eu falei, o Tesouro é MUITO sólido, e as chances dele quebrar são muito, mas muito, muuuuito pequenas mesmo. É por isso que dizemos que o Tesouro Direto é considerado o investimento mais seguro que existe no Brasil!

Como investir no Tesouro Direto

Além de ser muito seguro, o Tesouro Direto ainda tem outra vantagem: você não precisa de muito dinheiro pra começar a investir nele. Enquanto escrevo esse post pra você, o valor mínimo é de 31,48 reais, no Tesouro Prefixado 2024. O investimento inicial mais alto atualmente é o Tesouro Selic 2024, de 107,45 reais.

Atenção: essa tabela é dos investimentos HOJE, tá? Pode ser que tanto as rentabilidades como os valores mudem. Por isso, você precisa ver os preços e taxas lá no site do Tesouro Direto na hora de investir.

Agora, vamos falar da parte prática, da mão na massa, do dinheiro rendendo: como investir no Tesouro Direto!

A primeira coisa que você precisa fazer é abrir sua conta numa corretora de valores. Sim, mepoupeira e mepoupeiro: seus investimentos no Tesouro Direto são feitos pela corretora de valores!

Quer que eu faça um post te ajudando a escolher a sua corretora? Me conta nos comentários!

Você pode ver neste link quais são as corretoras por meio das quais você pode investir seu dinheiro no TD.

“Me Poupe!, mas daí o dinheiro fica com a corretora??? Não tô entendendo nada!!”

Não, criatura! A corretora é só um meio pra você investir. Ela vai pegar seu dinheiro e aplicar onde você quiser. O dinheiro não fica com ela, fica lá no título que você escolheu! A não ser, claro, que você deixe dinheiro parado no seu saldo da corretora, sem investi-lo em lugar nenhum.

Mas você já sabe que dinheior parado desvaloriza e te faz perder dinheiro, e não vai fazer uma coisa dessas, certo????

Ufa!

Então, você já tem sua conta numa corretora de valores. O próximo passo é escolher o título no qual você vai investir, de acordo com as suas metas. E, depois, fazer o investimento! Tchanammm!

Nathalia Arcuri com cara de tranquila e feliz, sorrindo e batendo palma

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri com cara de tranquila e feliz, sorrindo e batendo palma

Precisa investir todo mês no Tesouro Direto???

Essa é uma das maiores dúvidas que eu recebo sobre esses investimentos. E a resposta é NÃO!

Você PODE investir todos os meses, mas não PRECISA.

Se quiser fazer aportes todos os meses, pode até agendar esses investimentos lá no site do Tesouro Direto. É só criar seu cadastro e fazer essa configuração! Só lembre-se de ter o saldo na sua corretora no dia desse investimento programado, tá?? Senão, é claro, ele não vai ser investido.

Você também pode investir valores diferentes, com intervalos diferentes ao longo do tempo. Por exemplo, vamos supor que você hoje tenha 200 reais para investir. No mês que vem, conseguiu juntar 500 e quer investir no mesmo título. E, no outro mês, não quer investir nada. Não tem problema, pode fazer isso!

E se só quiser fazer um aporte e deixar o dinheiro lá rendendo? Também pode! O Tesouro Direto não exige que você tenha uma regularidade nos investimentos, nem que invista sempre os mesmos valores.  

Tipos de investimentos

O Tesouro Direto tem vários tipos de títulos. E, se você não conhece eles, pode ser que desanime só de olhar pra tabelona que mostra todos…

Por isso, deixa eu te contar as principais características de cada um, pra você entender  como eles funcionam:

Tesouro Prefixado: 

É o que tem uma taxa de juros fixa, isto é, o rendimento não muda ao longo do tempo. Então, você já sabe exatamente o quanto vai resgatar assim que faz a aplicação!

Tesouro Selic:

Tem a rentabilidade atrelada à Taxa Selic, e varia de acordo com ela. Ou seja, não dá pra saber exatamente o quanto você vai resgatar. Hoje, a Selic está em 2,75% ao ano. Logo, a taxa de juros desse investimento é de 2,75% ao ano neste momento. Além disso, ele rende todos os dias e, por isso, foi por bastante tempo uma excelente opção pra reserva de emergência!

Hoje, no entanto, tem opções melhores pra você começar sua reserva de emergência. Leia este post aqui que eu te conto tudo!

Tesouro IPCA: 

A taxa de juros desses investimentos é composta do IPCA + a taxa que está lá no site. Então, o rendimento varia de acordo com a inflação – que é o IPCA! Por isso, não dá pra prever exatamente o quanto você vai resgatar, porqu a inflação também pode aumentar ou diminuir.

Com juros semestrais:

Alguns dos títulos têm essa observação: “com juros semestrais”. Isso quer dizer que, a cada seis meses, você recebe os juros em dinheiro, ou melhor, como cupons de juros! Então, pode decidir o que fazer com o trabalho do seu dinheiro a cada semestre: investir de novo? Alcançar alguma meta? Complementar sua renda?

Como em TODOS os investimentos, não tem resposta certa: depende dos seus objetivos! Por isso, não dá pra começar a investir sem ter suas metas muito claras. 

E, pra te ajudar nisso, eu trouxe não apenas um, mas DOIS vídeos da Nath! O primeiro é pra você aprender a traçar suas metas, se ainda não sabe como fazer isso:

E o segundo é pra você descobrir que tipo de investimento no Tesouro Direto tem mais a ver com o que você quer conquistar:

Agora ficou fácil, vai???

Mas… Eu sei o que está por trás dessa cara que você fez agora. Você entendeu tudo que eu te contei, mas ainda tá com medo de perder dinheiro no Tesouro Direto. Afinal, eu mesma te falei há algum tempo aqui no blog da Me Poupe! que o Tesouro Selic estava negativo!

Isto é…

…Dá pra perder dinheiro no Tesouro Direto?

A resposta curta é SIM. Mas a resposta curta não é a melhor resposta. Então, se ajeita na cadeira que, com a resposta longa, você vai entender como isso pode acontecer e o que fazer pra NÃO perder dinheiro com esse investimento.

E presta MUITA atenção aqui!!!! Porque tem gente que realmente perde dinheiro por não saber do que eu vou te contar.

É o seguinte: quando você compra um título do Tesouro Direto, é como se você fizesse um acordo com o Tesouro Nacional de que, se ele te devolver o dinheiro no dia que vocês combinaram, ele paga com juros.

Mas, se você resgatar antes, ele vai te pagar o valor do dia. E, como as taxas podem variar, talvez elas estejam mais baixas do que quando você comprou!

Portanto, se você abrir sua corretora de valores e ver que a rentabilidade do seu investimento no Tesouro Direto caiu ou você está com menos dinheiro do que tinha antes, NADA DE PÂNICO! Afinal, a corretora te mostra o quanto esse título vale HOJE. E, se você se desesperar e resgatar o dinheiro, é esse valor que vai ter… E não o que combinou de ter lá na frente.

Nathalia Arcuri concentrada, falando pausadamente "simples"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri concentrada, falando pausadamente “simples”

Depois dessa super explicação, me responde com sinceridade, mepoupeira e mepoupeiro: tem alguma desculpa pra continuar com o dinheiro na poupança?????

Não, né?? Então, pega o link desse post e manda pra todo mundo que você sabe que ainda tá com o dinheiro na poupança!

Ah, que festa do enriquecimento lícito!!!

Até a próxima, e lembre-se: Tesouro que é Tesouro não se mistura com essa gentalha (tô falando dela: a poupança)! 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jamyle Carolina 26 de May | 2021

Amei!!! Muito bem explicado! Obrigada de verdade pelo conteúdo de vocês ❤️

Winny 18 de May | 2021

Amei a explicação!!

Bruna Almeida de Souza Fanaia 17 de May | 2021

Muito obrigado ☺️ Me ajudou muito ❤️

Neerolda da costa Bicharra 03 de May | 2021

Gostaria de saber , depois de quantos anos poderei resgatar o dinheiro.? Quero muito investir, mas nao sei por onde começar. Pois digamos q ganho razoavelmente bem pra uma pessoa, mas n poupança tenho. Preciso pensar no futuro.

Iran Silva 02 de May | 2021

Nunca investi, só guardava dinheiro na conta, mas com suas dicas consigo ter a coragem e o conhecimento para me tornar um investidor. Obrigado Nath.

Sara Domke 02 de May | 2021

Gostaria de saber mais sobre como investir é quais corretoras ou banco digitais são seguros.

Marcia Botelho 30 de April | 2021

Essa Nath é M A R A V I L H O S A! G E N E R O S A. D I D Á T I C A. P O D E R O S A. Obrigada!! Depois de 54 anos, guardando sempre um pouquinho na poupança, passei a planejar tudo que recebo, criei coragem e um pouco de conhecimento e estou investindo em renda fixa. Considero um grande passo. Em breve na bolsa. Obrigadaaaaaaaa

ALEXANDRE MARCELINO DE PAULA 30 de April | 2021

Muinto.bem explicado, ...já estou abrindo minha conta na corretora...e bora investir!!