Pode por o bilhete no bolso e pegar o lencinho na mão, Me Poupeira e Me Poupeiro! O Expresso 2021 chegou à Estação Emoções e, aqui, o negócio fica intenso. Afinal, você vai entender como as suas emoções afetam o seu dinheiro – e como controlá-las!

Por Me Poupe!

E, antes que você pense que já sabe disso e esteja pronta e pronto pra ir pra última Estação, a Estação Dinheiro, eu te peço pra se acalmar e prestar atenção no que vou te contar. Afinal, essa pressa que você tá sentindo também é uma emoção, tá? E ela pode atrapalhar SIM o caminho até o topo da montanha da Independência Financeira!

Na Estação Emoções, você vai entender que, assim como elas podem te fazer enriquecer, também podem sabotar o seu dinheiro.

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri apontando para a tela com a Margarete e falando “duvida?”

Duvida?!

Eu tenho certeza que você já gastou mais do que podia no supermercado porque foi fazer compras com fome. Ou, depois de um dia estressante no trabalho, resolveu pedir comida pelo aplicativo porque, afinal, você merecia. Ou, então, jurou que só ia superar um crush depois de uma tarde de compras.

Acertei, né????

E sabe por que tudo isso aconteceu? Porque as emoções estavam no controle, Me Popeira e Me Poupeiro!

E como fazer esse jogo emocionante virar?

Mas isso foi o que aconteceu até agora. Afinal, eu vou te ensinar uma técnica infalível, criada pela nossa rainha das finanças e guia do Expresso 2021, Nathalia Arcuri, pra controlar seus sentimentos quando eles te empurrarem pra compras por impulso e más decisões!

Se chama QUE-ME-PRE-PO-DE.

Repita comido: QUEMEPREPODE.

De novo: QUEMEPREPODE.

Última vez, pra memorizar: QUEMEPREPODE!

Nathalia Arcuri surpresa, exclamando "o quê?!"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri surpresa, exclamando “o quê?!”

“Já decorei, Me Poupe! Mas o que significa isso?”

Simples, Me Poupeira e Me Poupeiro: quero? Mereço? Preciso? Posso? Devo?

Essas perguntas, a partir de agora, vão surgir na sua cabeça cada vez que você olhar pra uma blusinha, para uma capinha de celular nova, para um jogo de videogame ou qualquer outra coisa que costume ser seu “refúgio” em momentos de fortes emoções!

Antes de ir para o caixa ou de abrir o carrinho (funciona também pra compras online, tá??), você vai pensar em QUEMEPREPODE e responder com sinceridade cada pergunta.

Como responder QUEMEPREPODE:

“Quero?” Provavelmente, a resposta é sim. Afinal, você tá prestes a fazer essa compra!

“Mereço?” Aqui, é onde muita gente se enrosca. A pessoa pensa “eu trabalhei muito hoje, aguentei desaforo e levei bronca do chefe. Eu MEREÇO pedir comida pelo aplicativo!” e nem olha pras outras perguntas. O problema é que cada ação tem uma consequência. E, se você aguentou desaforo o dia todo e por isso quer gastar em algo que nem sabe se pode, saiba que o seu dinheiro NUNCA aguenta desaforo!

“Preciso?” Mesmo que você tenha dito SIM e SIM até agora, coloca a mão na consciência: você precisa, realmente, dessa compra? Ela vai agregar algo na sua vida? Vai ser útil? Ou está sendo só um tapa-buraco emocional?

“Posso?” Aqui, Me Poupeira e Me Poupeiro, é onde o caldo começa a entornar. Olhe pra sua conta bancária, pros seus investimentos, pras suas metas: você PODE fazer essa compra?

“Devo?” E aqui é onde ele entorna de vez. Se chegou à conclusão que quer, merece, precisa e pode… Você DEVE gastar esse dinheiro? Ou é melhor usá-lo de outra forma? Se for um impulso, aqui você descobre que a resposta é NÃO. Aí, é só ir embora da loja, ou fechar o navegador.

Não se preocupe, nenhuma vendedora ou vendedor vai ficar chateada ou chateado com você. Você provavelmente não conhece essas pessoas, e elas logo estarão vendendo pro próximo cliente. Tá tudo bem!

Aliás, mais do que bem: tá tudo ótimo, porque você conseguiu controlar a emoção e evitar uma compra por impulso. Tem como eu ter mais orgulho disso???

Nathalia Arcuri dizendo "Sua rica!", com a legenda dizendo a mesma coisa e corações na tela

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri dizendo “Sua rica!”, com a legenda dizendo a mesma coisa e corações na tela

Vem que dá tempo!

“Me Poupe!, quero participar dessa viagem poderosa!!”

OPA! Ainda dá tempo de você garantir sua vaga no Expresso 2021. Pra entrar, é só garantir o seu Bilhete Dourado, que é gratuito e te permite passar por cada uma das quatro estações: Família, Trabalho, Emoções e Dinheiro!

E sabe o que é melhor? O Bilhete Dourado é GRÁTIS, e você pode mandar pra quem quiser que faça a viagem com você. Mas ó: é um bilhete por pessoa, tá bem?! Então, todo mundo pode entrar no Expresso 2021… Desde que clique no banner abaixo ou nesse link e garanta o seu próprio bilhete:

Agora, eu quero saber: você já usou a técnica do QUEMEPREPODE? E quanto economizou com ela?? Me conta nos comentários!

Até a próxima, e lembre-se: se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi? (e controlei!)