Alcançar sua independência financeira vai ficar mais fácil depois dessas dicas

08 de setembro | 2021

Por Me Poupe! 

 

Já pensou parar de trabalhar e viver de renda? Na semana em que se comemora o Dia da Independência quero te contar que, pode não parecer, mas alcançar a sua independência financeira é possível sim, com conhecimento e muito, mas muito planejamento. 

 

“Me Poupe!, mas eu já saí da casa dos meus pais e administro meu próprio dinheiro. Eu já sou independente” Não gostaria de te contar, assim, na lata, mas não, isso não significa que você já é independente.

 

Ser independente, ao contrário do que muitos dizem por aí, não é sobre pagar contas. Ser independente tem a ver com liberdade. E quando se entende isso, tudo fica mais fácil. Uma pessoa que alcançou sua independência, já não depende (claro), de ninguém, nem do seu emprego, e vive tranquilamente de renda. Basicamente, é quando você pode parar de trabalhar por dinheiro e, ao invés disso, fazer com que ele trabalhe por você. 

 

“Ah, mas isso vai ser impossível pra mim, Me Poupe!” Não é fácil, minha pupila e meu pupilo, o sucesso da missão exige um processo (dependendo do caso, um pouco doloroso) de organização, transformação de hábitos e DISCIPLINA. 

 

Agora que você já entendeu que isso pode ser pra você (se você quiser), quero te dar algumas dicas que podem fazer deste sonho sua meta de vida. 

 

Saiba de onde você está saindo 

 

Parece óbvio, mas não é. Antes de pensar em qualquer coisa, se você ainda não tem, na ponta da língua (ou do lápis), tudo o que entra e tudo o que sai da sua contas todos os meses, passou muito da hora de você se organizar. Faça uma selfie financeira: pegue o extrato do seu banco dos últimos meses, faturas de cartão e detalhe tudo, eu disse TUDO, o que você ganha x seu custo de vida. Não quero saber de foto usando filtro, hein? Todo gasto, mesmo que baixo, é um gasto. 

 

Depois defina onde quer chegar

 

Se você é Me Poupeira! ou Me Poupeiro! raíz, sabe que é essencial definir metas. “Com qual idade quero parar de trabalhar? Quanto preciso pra ter uma vida tranquila?” São perguntas que você, se ainda não está, deveria estar se fazendo. “Ah, legal, mas eu não faço ideia de como calcular isso, Me Poupe!”. Pra sua sorte, eu já me adiantei. Aqui no site, existe um simulador, prontinho, pra te ajudar a planejar os primeiros passos da sua liberdade. 

 

Busque referências

 

Uma mente milionária deve se espelhar em outras mentes milionárias. “E o que isso quer dizer?” Que você precisa encontrar alguém (se for próximo melhor ainda) que já tenha alcançado sua independência financeira e usar como referência. Você verá como este tipo de inspiração faz toda diferença. 

 

Chega de desperdício, minha filha! 

 

Roupa que não usa há mais de meses, produtos que você não precisa, mas comprou e deixou parado no armário e tudo que você sabe que não é realmente necessário (eu sei que você sabe) se enquadram no desperdício de dinheiro. Ficar rico nessa encarnação, como já falei, exige transformação de hábitos, que, calma, estão lá pra serem mudados. Neste vídeo, a Nath lista algumas das coisas que acabam com o seu dinheiro sem você ter tempo de perceber. 

 

Invista! Inclusive em conhecimento 

 

Pra fazer com que seu dinheiro trabalhe pra você é preciso dar chance (de vez!) para os investimentos. Se você ainda não começou, este é o momento. “Mas Me Poupe!, não sobra nada, como vou começar?” CALMA, é possível começar com pouco com dedicação e organização. Não sabe o que fazer? Comece investindo em conhecimento: faça um Nathflix e entenda mais desse universo, que não é nenhum bicho de sete cabeças.

Existem diferentes tipos de investimento e tenho certeza que um deles vai se encaixar dentro do seu perfil e objetivos. Pra começar, vou deixar aqui um vídeo quentinho, que saiu no canal, pra você ver como é possível investir com um valor de R$100,00.

 

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja o primeiro a deixar seu comentário