Epa, epa! Ouvi falar que tem gente lá no Instagram da Me Poupe! querendo te fazer acreditar que tecnologia e dinheiro não têm nada a ver, né? Ou melhor, que não dá pra usar a tecnologia pra economizar!

Por Fernando Jobs

Só podia ser coisa do “Relax”. Mas aqui é o Jobs, é correria e agilidade, e eu vou te contar, neste dia da mentira, 4 mentiras que você acredita achando que vai economizar… Mas acaba gastando mais!

Então, vem comigo com a cabeça bem aberta, porque eu tenho certeza que você faz pelo menos uma dessas coisas achando que vai economizar!

#PARATODOSVEREM: Nathalia Arcuri está sentada em um sofá com manta de listras brancas e pretas. Ao fundo, elementos adesivos brancos e pretos que remetem ao universo financeiro. Com as mãos levantadas, Nath diz “PRESTA ATENÇÃO”

1. Usar programas piratas no seu computador

Um clássico: não querer pagar pela versão real oficial de um programa. Afinal, o pirateado funciona do mesmo jeito, e é de graça…

Em primeiro lugar, deixa eu te lembrar uma coisa importante: pirataria é crime! E só isso já deveria te convencer a não baixar programas piratas. Mas ainda tem mais…

Muitos programas piratas vêm com outros programas escondidos que não têm boas intenções! Eles podem ganhar acesso ao seu computador inteiro, todos os seus arquivos, o que você digita, sua webcam, seu microfone…

E, se isso não parece ruim o bastante, eles também podem escancarar as portas da sua máquina pra outros programas do mal fazerem o que quiserem. E, aí, o prejuízo pode ser desde a perda de desempenho do computador até golpes!

Eu já gravei um vídeo lá no canal da Me Poupe! sobre esse assunto, e até fiz as contas do QUANTO você pode perder nessa brincadeira. Dá uma olhada:

2. Comprar fones de ouvido da banca de jornal

Antes de mais nada, quero deixar claro que não tenho nada contra a banca de jornal! Mas, sim, contra os fones de ouvido de péssima qualidade.

Você conhece o tipo: são aqueles baratinhos, que você compra na correria quando esquece os seus em casa. Ou quando os que já tem quebram.

E eu tenho certeza: o seu último fone, antes de comprar esse mais barato, também era bem barato, né? Como diria a música do Rei Leão, é um ciclo sem fim!

Bom, nem preciso dizer que, com o que gasta em um ano comprando fones praticamente descartáveis, você pode comprar um fone bom, com garantia, que tenha uma qualidade de som que não vai causar nenhum problema na sua audição a longo prazo e, principalmente, não vai quebrar do nada!

Nathalia Arcuri levantando as mãos e dizendo "é justo"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri levantando as mãos e dizendo “é justo”

Além disso, esses fones mais baratos podem quebrar DENTRO do seu celular ou computador. E, além de ter que gastar com outro fone, você também precisa gastar no conserto desse eletrônico, pra tirar o pino que ficou entalado dentro. 

E sabe por que você gasta esse dinheiro bom num produto tão ruim? Porque seu cérebro te engana com o desconto hiperbólico. Clica aqui que eu já te expliquei esse conceito, e entender como ele funciona vai te ajudar a economizar bastante dinheiro – não só com tecnologia!

3. Usar carregadores paralelos pro celular

E, se você já esqueceu o fone de ouvido, tenho certeza que também já esqueceu o carregador do celular e acabou comprando outro provisório… Mas que acabou ficando permanente, né?

Esses carregadores paralelos podem, sim, acabar te fazendo gastar muito mais do que a diferença de preço entre eles e um carregador original. Afinal, eles podem soltar mais voltagem do que o aparelho precisa. O resultado disso pode ser desde a vida útil da bateria ser prejudicada, até componentes internos queimarem…

E o pior dos cenários: uma explosão do seu celular!

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri olhando um celular e, em seguida, fazendo cara de chocada, tampando a boca com uma mão

É por isso que usar carregadores paralelos no seu celular – e também no seu notebook, além de cabos que não sejam os originais! – pode acabar sendo uma economia que sai cara no fim!

Eu também já escrevi mais sobre isso, e até expliquei por que você, da próxima vez que esquecer seu carregador, vai querer comprar um mais barato, mesmo sabendo que é uma péssima ideia. A melhor forma de  tentar evitar essa decisão é entender de onde ela vem, então clica aqui pra ler!

4. Dá tanto trabalho pesquisar preços que nem compensa

MENTIRA! Pesquisar e comparar preços, hoje, é muito fácil. Afinal, você tem vários sites e plugins (que são programinhas que funcionam junto do seu navegador) que fazem isso por você!

Alguns deles são o Zoom, o Buscapé e o JáCotei. Eles comparam os preços em várias lojas online, mostram o histórico do preço (pra você ver se tá realmente em promoção! Ainda mais em datas como Black Friday, por exemplo) e até te permitem criar alertas pra você receber um email quando o produto ficar mais barato. 

Eu mesmo já economizei 1.600 reais usando esses sites. Duvida? Dá uma olhada no vídeo aí embaixo:

Em outras palavras, quem fala que é besteira usar a internet pra economizar com certeza não sabe nada sobre economizar, e nem sobre internet… E quer te levar na onda deles!

Por isso, já pega o link desse post e manda pra essa pessoa, porque eu tenho certeza que ela também acredita em todas as outras mentiras! E tá perdendo dinheiro por besteira.

Também aproveita e me conta nos comentários qual foi a mentira sobre tecnologia que você acreditou e te fez gastar mais dinheiro!

Um abraço do Jobs!