4 dicas práticas pra economizar combustível no seu carro

18 de março | 2021

Entre as coisas que MAIS encareceram nos últimos tempos, está o combustível! Tanto a gasolina como o etanol: segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), a alta da gasolina foi de 14,6% entre janeiro e março, e a do etanol foi de 21,1%!  

Por Me Poupe!

Pois é, mepoupeira e mepoupeiro, não está sendo fácil acompanhar todo esse aumento. Entre os motivo, estão a desvalorização do real, que faz com que tudo encareça por aqui, e a entressafra da cana, que diminui a demanda de etanol sem que a oferta mude. 

Então, mais do que nunca, você precisa saber como economizar combustível. Afinal, quanto menos combustível você gasta, mais tempo vai ficar sem precisar reabastecer. E, quanto menos reabastecer, menos vai gastar.

Nathalia Arcuri concentrada, falando pausadamente "simples"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri concentrada, falando pausadamente “simples”

AH! Nesse post, eu tô considerando, em primeiro lugar, que você precisa sair pra algum motivo urgente, como pra trabalhar! Como você sabe, ainda estamos na pandemia e o isolamento social é a melhor forma de se proteger contra o vírus, combinado??

Precisa sair de casa pra trabalhar? Veja medidas de segurança pra evitar o vírus

Além disso, também vou considerar que você realmente precisa do seu carro e não tem como usar outro meio de transporte. Mas eu sei que tem muita gente que nunca parou pra pensar nisso! E, se você ficou curiosa e curioso pra descobrir, dá uma olhada nesse vídeo aqui que ele pode explodir a sua mente (e te fazer vender seu carro): 

1. Calibre os pneus direito

Sim, pneu murcho gasta mais combustível!

Afinal, o combustível faz seu carro andar. Quanto mais área do pneu toca no asfalto, mais ele vai precisar de mais força pra rodar. Essa força vem do combustível. E, se o pneu tá murcho, é mais área tocando o asfalto. Entendeu?

É só pensar em quando você anda numa bicicleta com o pneu murcho. Fica bem mais difícil, né? Só que, no caso do carro, suas pernas cansadas é o combustível indo embora. E, no caso, quem vai reclamar é o seu bolso!

Por isso, garanta que os pneus estão sempre calibrados com a pressão ideal – nem mais, nem menos! Essa informação pode ser encontrada no manual do carro.

2. Segure o pé pra economizar combustível!

Você dirige como se estivesse num episódio da Corrida Maluca? Ou do Speed Racer? Ou do Velozes e Furiosos, apostando corrida com submarino e tudo o mais? 

Então, se prepara porque lá vem bronca da Me Poupe!

Em primeiro lugar, porque dirigir muito rápido é perigoso, tanto pra você como pra todo mundo que tá na rua.

Depois, porque estar acima do limite de velocidade pode te dar multas, que vão de 130,16 reais a 880,41 reais, além da suspensão da sua carteira de motorista.

E, por fim, porque toda vez que você acelera, está gastando dinheiro: cada pisada no acelerador faz com que mais combustível seja enviado pro motor. Então, se você costuma correr muito, vai gastar mais.

A mesma lógica também se aplica pra quem pega muito trânsito! Então, se puder evitar os horários de pico pra dirigir, também deve economizar combustível.

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri tocando na cabeça, com cara de “entendeu?”

3. Gasolina comum x aditivada

“Me Poupe!, olha o preço da gasolina aditivada!!”

Pois é, a gasolina aditivada custa mais que a comum mesmo! Mas eu queria te contar pra que ela serve, porque talvez você não saiba.

A gasolina aditivada funciona pra limpar o seu motor por dentro. Ela é tipo um detergente do motor! Por isso, você não precisa usar esse tipo de gasolina toooooda vez que for abastecer, mas é bom de vez em quando. Afinal, quem cuida sempre tem, né?

Então, se você costuma abastecer SÓ com a aditivada, saiba que pode economizar bastante, ainda mais agora, trocando pela comum!

4. Ficar sem combustível NÃO é uma opção

Se você costuma rodar com o tanque quase vazio, saiba que isso pode acabar custando mais caro que alguns litros de combustível. Afinal, pode te trazer problemas bem maiores.

Por exemplo, o restinho da gasolina pode levar pro motor a sujeira que fica no fundo do tanque. E isso pode entupir tudo lá e, além da dor de cabeça, te dar um gasto a mais na oficina.

Além disso, ficar totalmente sem gasolina, aquela situação conhecida como pane seca, pode render uma multa! Ela é considerada uma infração média, que vai te fazer perder 130 reais, levar 4 pontos na carteira e ainda ter seu carro removido.

Isso tudo além dos outros perigos que você pode correr, como ficar sem gasolina à noite em um lugar perigoso! É um risco que você com certeza pode evitar, né? 

Leia também: Leasing, consórcio, à vista ou financiamento. COMO COMPRAR SEU PRIMEIRO CARRO?

Mais dicas pra economizar combustível

Já tem algum tempo, mas essas dicas continuam super válidas: a Nath gravou um vídeo com o pessoal do canal Acelerados pra dar dicas de como cuidar bem do seu carro – e economizar! Afinal, fazer a manutenção te permite economizar bastante dinheiro no longo prazo.

Dá uma olhada nelas, e depois me conta nos comentários qual era a dica que você NÃO sabia: 

Também aproveita e me conta se você tem alguma outra dica pra economizar combustível com o seu carro!

Até a próxima, e lembre-se do macete pra não levar multa de velocidade: não ultrapassar o limite!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Andre Pegoraro 25 de March | 2021

Geralmente há na lateral da porta do condutor uma plaquinha indicando a calibragem correta dos pneus. Observe que a calibragem pode ser diferente para os pneus dianteiros e traseiros, bem como se o veículo está ou não rodando com a carga máxima de peso. Assim, não precisa recorrer ao manual pra essa informação.

Tatiane ARAÚJO 24 de March | 2021

Bom... Eu tenho gás natural no meu carro, portanto já tenho uma boa ECONOMIA. Rodo muito mais e gasto menos, sobra um DIN DiN no bolso. E para os desinformados... GNV não estraga o motor do carro.😉

Roberto 22 de March | 2021

Bom comentário Mas não vai adiantar muito nosso governo que tem ser mas enérgico.

ERICA VALDETARO 22 de March | 2021

Outra dica boa é manter a constância de velocidade e se for carro manual, estar com a marcha correta sem sobrecarregar o motor

Rita França 21 de March | 2021

Não tenho nem peneu , carro pior.

Marileusa Leme Hiroki 21 de March | 2021

A prestação do financiamento é mais de 30% do meu salário liguido. A desvalorização anual também! Temos 3 carros e só.os 2 aposentados!!!!!

Luana Dalbelo Gouveia 21 de March | 2021

Resolvemos deixar o carro na garagem e ir trabalhar de ônibus, tudo por um objetivo maior claro além de economizar, pois aqui em Porto Alegre - RS a gasolina está $5.90 e com a alta dos alimentos não há bolso que aguente!

Adriana Malvasio 20 de March | 2021

Excelentes dicas! Obrigada a Nath e a Me Poupe!

ANGELICA DOS SANTOS 20 de March | 2021

Agradeço Nath, muitas dessas dicas eu já sabia, mas isso que você faz de levar conhecimento e educação as pessoas de uma forma limpa e honesta é muito maravilhoso. Beijos fica com Deus. E queria que vc pensasse em se candidatar em 2022. Nath na presidência!