As previsões da Me Poupe! para o BBB 21 (ou melhor, para o prêmio!)

26 de January | 2021

Se tem uma coisa que o brasileiro pode ter CERTEZA que vai acontecer em todo começo de ano, é o BBB! E, junto com ele, vem sempre aquela conversa de “o que você faria com o prêmio”. Pois, hoje, você terá a resposta: deixa eu te dar as MINHAS previsões pro BBB 21!

Por Me Poupe!

O prêmio do BBB 21 é de 1,5 milhão de reais, mesmo valor que no ano passado – aliás, lá no Instagram da Nath ela explicou qual seria o valor caso fosse corrigido de acordo com a inflação (clique aqui pra descobrir, se ainda não viu!) Isto é, o prêmio deste ano vai dar menos poder de compra pra quem ganhar do que deu pra Thelma Assis, a Thelminha, que ganhou em 2020.

Mas eu tô aqui é pra fazer previsões pro BBB 21! Ou melhor… Pro prêmio! Afinal, não adianta ter 1,5 milhão de reais guardados debaixo do colchão… Dinheiro serve pra servir, ou seja, pra ajudar a conquistar sonhos e cumprir metas!

Por isso, nas MINHAS previsões pro BBB 21, eu vou mostrar o que pode acontecer com o prêmio, dependendo do que a pessoa que vencer decidir fazer!

#PRATODOSVEFREM: Nath Arcuri, de pé, em um palco, com camiseta vinho. Ela está com um leque feito de notas de dinheiro falso e começa a jogar esse dinheiro para a plateia. A imagem diz: Ah, que festa!

Previsão 1: parar de trabalhar

Dá pra simplesmente parar de trabalhar e viver de renda com o prêmio do BBB 21? O simulador de independência financeira vai contar!

Vamos supor que a pessoa que vencer o programa tenha um custo de vida de 3.000 reais atualmente, e pretenda parar de trabalhar assim que o próximo BBB for lançado. Considerando que o programa dura cerca de 3 meses, ela terá, então, 9 meses pra isso! Por fim, ela quer receber uma renda de 5.000 reais por mês, porque se acostumou com a vida na casa do BBB e quer um pouco mais de folga no orçamento.

Pra conseguir tudo isso, ela precisará investir, além dos 1,5 milhão, 17.616,32 reais por mês durante nove meses pra receber a renda de 5.000 reais por mês!

Nathalia Arcuri surpresa, exclamando "o quê?!"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri surpresa, exclamando “o quê?!”

Haja presença VIP pra dar conta disso! Afinal, de acordo com o método 70/30 da Nath, 30% do quanto você ganha precisa ser pro seu futuro, ou seja, investido. Portanto, essa pessoa precisaria ter uma renda mensal de 58.721,07 reais. 

Previsão 2: investir na aposentadoria

Vamos supor que quem ganhar o BBB 21 não pretenda parar de trabalhar tão cedo, mas queira dar uma adiantada na aposentadoria!

Por isso, essa pessoa escolhe um investimento seguro, que é o Tesouro Direto IPCA+2026. Isto é, é um investimento que vai vencer em cinco anos – uma aposentadoria bem rápida!

Porém, os investimentos no Tesouro Direto não podem ultrapassar 1 milhão de reais… Mas tudo bem: investindo 1 milhão no Tesouro Direto e com aportes mensais do que sobrar, que dá mais ou menos 7.352 reais por mês, a pessoa teria, depois de descontarmos o imposto de renda e a taxa da B3, 1.866.661,02 reais.

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri olhando um celular e, em seguida, fazendo cara de chocada, tampando a boca com uma mão

“Me Poupe!, de onde você tirou isso???”

Lá do próprio site do Tesouro Direto, oras!

E então, você acha que dá pra ter uma aposentadoria antecipada com esse dinheiro? Me conta nos comentários do post!

Previsão 3: pagar dívidas

Quem tem dívidas provavelmente pensaria em usar o dinheiro do prêmio, em primeiro lugar, pra quitá-las! E, aqui, eu vou jogar pra você, mepoupeira e mepoupeiro, uma pergunta que sempre recebo: quitar a dívida ou investir o dinheiro???

Pensa um pouco antes de responder. Se você recebesse 1,5 milhão de reais, quitaria uma dívida ou investiria esse dinheiro?

O que eu posso te dizer é o seguinte: tendo o dinheiro pra pagar a dívida, é melhor fazer isso. Mas sempre negociando o valor total! Afinal, um milhão e meio de reais é muito dinheiro… Mas dinheiro não aceita desaforo!

Então, não é porque a pessoa terá dinheiro pra quitar a dívida que ela vai simplesmente despejar tudo ali. NEGOCIE sempre, mepoupeira e mepoupeiro! O primeiro passo pra isso é saber qual o valor inicial da sua dívida, isto é, o quanto você deve sem juros. Dá pra pagar esse valor à vista? Então, pague! 

Mas ATENÇÃO: não é pra ficar totalmente sem dinheiro!!! E eu espero que ninguém na casa tenha UM MILHÃO E MEIO de reais em dívidas pra gastar o prêmio inteiro nisso… Mas, mesmo que tenha dinheiro pra pagar tudo, lembre-se que é OBRIGATÓRIO ter pelo menos uma reserva de emergência, pra garantir que você não vai se endividar de novo!

Previsão 4: ajudar a família

Se você começou o post já pensando no que VOCÊ faria com 1,5 milhão de reais, as chances de ter respondido “vou ajudar minha família” são grandes. Acertei???

Eu sei, mepoupeira e mepoupeiro, essa talvez seja a mais comum entre as minhas previsões pro prêmio do BBB 21. Afinal, não tem nada de errado em ajudar a sua família, ainda mais depois que você ganha um prêmio desses!

Mas é preciso tomar cuidado pra não usar seu dinheiro SÓ pra ajudar a família. Afinal, cada um tem seus sonhos, seus gastos e suas metinhas, metas e metazonas, e você só pode ser responsável pelos SEUS!

Mas, se você QUISER ajudar seus familiares, não tem nada de errado nisso. Mesmo!! Mas é você quem tem que avaliar o quanto pode dar, isto é, o quanto que não vai te fazer falta. Porque, pra família, a gente não empresta dinheiro: DÁ! E, se um dia voltar, ótimo! 

“Mas Me Poupe!, como eu vou falar não pra minha mãe??!!”

Você não precisa falar “ENE Á Ó TIL, NÃO”! Existem formas muito mais sutis de negar, especialmente quando tem dinheiro envolvido. Dá uma olhada nesse vídeo que a Nath te conta:

Previsão 5: comprar ações

MUITA CALMA NESSA HORA! É muito dinheiro e muita emoção envolvidos. Então, se surgir uma empresa de capital aberto que tá todo mundo falando bem, uma ação que parece que tá valorizando, segura esse impulso de achar que o 1,5 milhão vai virar 10 milhões da noite pro dia!

Investimento é coisa séria, mepoupeira e mepoupeiro, e pode mudar a vida de quem investe. Pro bem ou pro mal. Se investir direito, colocar esse dinheiro pra trabalhar e se multiplicar, com certeza vai ser pro bem. Se ir na conversa dos outros, sem estudar sobre os tipos de investimentos, aprender sobre as empresas e entender o mercado, pode ter certeza que as chances de ser pro mal serão muito maiores.

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri tocando na cabeça, com cara de “entendeu?”

Quer aprender todos os dias sobre renda variável? Entre no grupo do Professor Mira no Telegram! 

“Me Poupe!, então não é pra comprar ações quando eu vencer o BBB?”

Onde foi que eu falei isso, que não tô achando???

O que eu disse é que você precisa saber investir de acordo com o seu perfil de investidora e investidor, entender quais investimentos vão te ajudar a chegar nas suas metas mais rápido e, principalmente, DIVERSIFICAR! Afinal, lembra do seu vô falando pra você não colocar todos os ovos numa cesta só? Ele estava falando de investimentos!

Aliás, isso vale também pras duas primeiras situações que eu falei aqui, da independência financeira e da aposentadoria antecipada!

Apesar do Tesouro Direto ser MUITO seguro, pegar um prêmio de 1,5 milhão de reais e colocar inteirinho em um único investimento não é lá a melhor das decisões, já que você vai “travar” todo esse dinheiro até o vencimento. É muito melhor ver com calma tudo que você DESEJA fazer, priorizar as coisas mais importantes e traçar as metas pra cumpri-las.

Nathalia Arcuri dizendo "Sua rica!", com a legenda dizendo a mesma coisa e corações na tela

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri dizendo “Sua rica!”, com a legenda dizendo a mesma coisa e corações na tela

O que achou das minhas previsões pro BBB 21, você acha que vou acertar alguma delas? 😉 me conta nos comentários deste post também o que VOCÊ faria com o prêmio!

Até a próxima, e não se esqueça: 1,5 milhão de reais é MUITO dinheiro, mas não é dinheiro infinito.

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Seja o primeiro a deixar seu comentário