Mepoupeira e mepoupeiro, 2020 foi um ano em que tudo mudou. E para 2021, o que você pode esperar pra ver seu dinheiro trabalhando cada vez melhor pra você? Eu perguntei pro Professor Eduardo Mira, nosso investidor profissional e analista CNPI que te ensina TUDO sobre renda variável!

Por Me Poupe!

Mas, pra hoje, ele falou até de Tesouro Direto! Então, mesmo que você ainda não se sinta pronta e pronto pra ir pra renda variável, aqui tem informação!!

AH! Fica o aviso: a gente trabalha com fatos e com a interpretação deles. Não trabalhamos com previsão do futuro, nem com bola de cristal! Por isso, não estamos falando de coisas garantidas, 100% de certeza que vão acontecer, e sim com as informações que temos até agora!

Portanto, antes de tomar QUALQUER decisão com o seu dinheiro, estude, acompanhe e verifique se é a melhor pra SUA realidade, combinado?

Nathalia Arcuri levantando as mãos e dizendo "é justo"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri levantando as mãos e dizendo “é justo”

A expectativa da Selic

Depois de chegar no patamar histórico de 2% no ano passado, existe uma expectativa do mercado de que a Selic dê uma recuperada em 2021. Segundo o último Boletim Focus, a projeção é que a taxa chegue a 3,5% ao ano no fim do ano.

A Selic é a “taxa mãe” da economia no Brasil, e ela anda de mãos dadas com o IPCA, isto é, a inflação. Portanto, se a inflação aumenta, a Selic também aumenta. Como a expectativa é de recuperação, isso pode pressionar a inflação e, por consequência, a Selic aumenta pra segurá-la.

Além disso, pra quem tem investimentos em Tesouro Selic, essa é uma perspectiva animadora! Afinal, esse investimento é atrelado à Selic: quando ela está alta, eles rendem mais. Quando está baixa – como agora – , rende menos. Além disso, a projeção atual é que, nos próximos anos, ela continue subindo!

Tá chegando agora e não faz ideia do que é Tesouro Direto?? Assiste esse vídeo que a Nath fez no Instagram contando tudo!

No entanto, ela não vai voltar praquele patamar de 6,75% que estava há alguns anos. Lembre-se: este é um cenário econômico completamente diferente o mundo todo! Mas, ainda assim, é um sinal de recuperação!

E na renda variável?

Com a Selic tão caidinha, quem nunca tinha olhado pra renda variável começou, em 2020, a ver nela uma oportunidade pra colocar o dinheiro pra trabalhar com um pouco mais de força. Mas, como você sabe, a renda variável exige um perfil de investidor mais arrojado e… Muito estudo!

Pra quem tá interessada e interessado no assunto, mas não sabe nem por onde começar, o Mira tem um grupo no Telegram onde ele tira dúvidas e dá dicas pra quem tá começando, já começou ou ainda tá pensando se deve ou não ir pra renda variável. Clica aqui pra entrar nele!

#PRATODOSVEREM: Nath Arcuri, sentada, no estúdio com fundo branco e detalhes pretos, levanta os braços e grita “Ah, que festa!”.

Pra 2021, o Mira lembra: a renda variável sempre tem boas opções! Além disso, o mercado está otimista em 2021: já temos a vacina, afinal! Te contei dos impactos dela aqui, lembra?!

E, só por isso, você já pode ficar de olho em algumas áreas que poderão ser influenciadas!

Pra quem é mais conservador, bancos têm um bom potencial de crescimento. Primeiro, porque existe uma expectativa de redução nas inadimplências do ano passado. Ou seja, vai ter dinheiro entrando. Além disso, com a Selic aumentando, podem aumentar também os juros em empréstimos. Aliás, esse é o mesmo motivo pelo qual empresas que tenham muitas dívidas podem se sair mal e enfrentar uma queda na Bolsa.

Pra quem tem o perfil moderado, o Mira indicou os Fundos Imobiliários de shoppings! São aqueles fundos em que você se torna “dona” e “dono” de uma parcela de um shopping. E, antes mesmo do fim da pandemia, esses lugares já estavam bombando… Com a chegada da vacina, a expectativa é que sejam ainda mais visitados. E, consequentemente, os fundos podem valorizar.

Já quem tem o perfil arrojado pode pensar em investir em ações de empresas aéreas, de lazer e eventos, já que a vacina significa que, a longo prazo, as pessoas vão voltar a viajar e ir a eventos. Mas cuidado: são setores que, tradicionalmente, são mais arriscados!

Nathalia Arcuri dizendo "Sua rica!", com a legenda dizendo a mesma coisa e corações na tela

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri dizendo “Sua rica!”, com a legenda dizendo a mesma coisa e corações na tela

E, pra quem ainda tá ensaiando colocar o pé na Bolsa, o Mira vai fazer um Intensivão da Renda Variável de 2 a 5 de março! Serão 4 aulas inéditas e ao vivo pra você aprender a lidar com o medo, entender como a Bolsa funciona e começar a recuperar o dinheiro que ficou lá em 2020! Pra se inscrever, é só clicar no banner aí embaixo:

Melhores investimentos para 2021

Deu pra entender que tem oportunidade pro seu dinheiro trabalhar bastante em 2021, né, mepoupeira e mepoupeiro?! Mas eu ainda vou dar um passo a mais e te contar quais os melhores investimentos pra você fazer em 2021!

Ou melhor, não eu. A nossa rainha das finanças, Nathalia Arcuri! Afinal, eu pedi pra ela fazer um vídeo contando que investimentos ela recomenda pra 2021! Se você ainda não viu, provavelmente é porque não tá inscrita e inscrito no meu canal, então pode clicar aqui e dar um jeito nisso agora pra não perder os próximos vídeos.

Pronto? Agora, dá uma olhada no vídeo pra ver as sugestões da Nath de bons investimentos pra 2021 na renda fixa e na renda variável:

E então, mepoupeira e mepoupeiro, conseguiu ter mais ideias pra multiplicar seu dinheiro neste ano??? Então, manda esse psot no grupo da família, que é pra ninguém te pedir dinheiro emprestado quando você ficar rica e rico “do nada” (entre aspas porque eu sei muito bem o esforço que você tá fazendo pra chegar lá!)!

Até a próxima, e lembre-se: nunca é tarde pra começar a mudar de vida!