De que jeito a eleição do Biden impacta os SEUS investimentos? Descubra!

21 de janeiro | 2021

Ontem, aconteceu a cerimônia de posse do 46o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden! E, como você é uma pessoa que fica de olho nas notícias pra saber que rumo seus dinheiros podem tomar agora, sei que você quer saber como ficarão seus investimentos! E é claro que eu vou contar!

Por Me Poupe!

Eu pedi pro professor Eduardo Mira, o paladino da renda variável, analista CNPI e investidor profissional que te ensina a perder o medo da Bolsa lá no meu canal no YouTube, pra ele revelar como o mandato do Biden pode impactar o seu dinheiro investido, e até o dinheiro que você ainda vai investir!

Então, ele deu uma verdadeira AULA ao vivo lá no meu Instagram ontem justamente pra comentar isso! Mas, se você não pôde acompanhar, pode pegar seu cafezinho que eu te conto.

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri arrumando o cabelo e dizendo “não sei se te contaram”

Biden vai melhorar a economia?

A eleição de Joe Biden como presidente dos Estados Unidos já teve impactos na Bolsa americana. Afinal, ele é a favor de estímulos econômicos, ou seja, vai trabalhar pra mais dinheiro ser injetado na economia dos EUA. Assim, a taxa de juros baixa dos EUA é mantida, e o mercado fica mais confiante! Outro fator que deixa o mercado otimista é a posição de Biden em relação à pandemia: ele declarou que pretende dar 100 milhões de doses da vacina do Covid-19 nos primeiros 100 dias do mandato.

Por fim, o novo presidente, nas primeiras 24h do mandato, assinou 15 ordens executivas que voltam atrás em diversas decisões do governo interior. Ele já interrompeu a construção do muro na fronteira do México, reincluiu o país no acordo de Paris e revogou a proibição de viagem de pessoas de países muçulmanos para os EUA. Por isso, Biden é visto pelo mercado como um presidente com uma postura conciliadora

Além disso, historicamente, a Bolsa de Valores americana sobe nos os governos Democratas – que é o caso do Biden. E o movimento da Bolsa americana influencia o movimento da brasileira, já que mais da metade dos investidores daqui vêm de fora (essa prática é chamada de smart money, “dinheiro esperto”: os investidores buscam maior risco para terem mais rentabilidade nos investimentos, e encontram as duas coisas na nossa Bolsa!).

Mas segura essa empolgação, mepoupeira e mepoupeiro: esse movimento não vem de um dia pro outro, tá??? Quando a gente fala em investir na Bolsa, a gente tá falando de longo prazo!

Nathalia Arcuri falando "calma!"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri falando “calma!”

E como ficam seus investimentos na Bolsa?

Como eu acabei de te contar, você precisa lembrar é que, falando em renda variável, o pensamento é no longo prazo. E você PRECISA entender isso e separar a sua expectativa de ganho no curto prazo da possibilidade real de ganho no longo prazo!

Afinal, se você acompanha os principais índices do mercado, reparou que, ontem, vários dos principais índices da Bolsa americana subiram, como S&P 500, Dow Jones, Nasdaq… Mas o Ibovespa e o IBrX 50 caíram! Ou seja, apesar da Bolsa americana influenciar a brasileira, elas não andam de mãos dadas! Isto é, o aumento não ocorre imediatamente, nem no curto prazo!

Porém, o professor Mira contou que o mercado projeta, pro fim do ano, que o Ibovespa se recupere um pouco e chegue aos 130.000 pontos. Atualmente, está em cerca de 119.000 pontos – então, a expectativa é de um aumento de cerca de 10%.

Isso porque se espera que o PIB brasileiro suba cerca de 3,5%. Com a economia aquecida, o consumo aumenta. Assim, as empresas, que estão na Bolsa de Valores (lembre-se: as ações nada mais são que pedacinhos de empresas que você pode comprar!) também se valorizam, isto é, o valor das ações amenta. Portanto, o mercado acredita que a Bolsa termine o ano mais alta!

“UHUUU! Então já vou comprar uma açãozinha pra valorizar até o fim do ano…”

OOOOPA, pode parar! Sempre tem ações que valorizam e que desvalorizam na Bolsa! Isto é, tem ação que, até o fim do ano, vai valer menos do que vale hoje, mesmo com essa expectativa de que a economia melhore. Por isso, você precisa avaliar bem as opções, alinhar com suas metas e valores e só então fazer o investimento!

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri tocando na cabeça, com cara de “entendeu?”

E a renda fixa?

Segundo o Mira, a eleição do Biden, a princípio, não muda nada na renda fixa! O que poderia causar alguma mudança rápida seria alguma alteração nos nossos juros, isto é, na Taxa Selic, mas a última reunião do Copom decidiu mantê-la em 2%.

Por isso, pode deixar a sua reserva de emergência quietinha onde ela está, que não tem nada de novo sob o sol para ela!

Mas o que você quer é saber mais sobre renda variável, mepoupeira e mepoupeiro?? Então, clica aqui pra entrar no grupo do Mira no Telegram! Lá, ele explica tudo sobre esses investimentos e até faz recomendações de compra de ações pra quem já investe. 

Por fim, copia o link deste post e manda no grupo da família! Assim, todo mundo já segura a onda pra falar do que o novo presidente americano vai impactar nos dinheiros!

Até a próxima, e lembre-se: o primeiro passo pra ser milionária e milionário é saber onde está pisando!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja o primeiro a deixar seu comentário