O ano novo ainda não chegou, mas você pode começar a economizar pra 2021 agora mesmo e ter um ano cheio de riqueza!

Por Me Poupe!

Quer saber como, né? É claro que eu vou te contar, mepoupeira e mepoupeiro! Afinal, 2021 pode muito bem ser o ano da sua virada financeira, e o primeiro passo pode ser dado AGORA!

Por isso, pega seu caderninho da riqueza pra fazer suas anotações e presta atenção nas dicas que vou te dar. Eu tenho certeza que tem pelo menos DUAS dicas aqui que você ainda não tinha pensado pra economizar em 2021.

Duvida? Então, continua lendo e me conta lá no fim!

1. Saia de todas as listas de emails de lojas

Abra seu email e procure todos os emails que recebeu recentemente de lojas. Talvez você tenha se inscrito quando queria comprar algo, pra ficar de olho no preço, ou pra pegar algum desconto logo que abriu o site…

Mas eu tenho certeza: TODOS os emails estão tentando te convencer a comprar algo que você não quer. E, pra evitar cair em armadilhas do marketing em 2021, pode sair de todas essas listas!

Normalmente, no fim do email tem um link pra isso. Mas, se você usa o Gmail, também pode encontrar, às vezes, um link lá no topo do email, escrito “Cancelar inscrição”, que faz a mesma coisa!

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri falando “mais rica” fazendo uma hashtag com os dedos e a legenda #maisrica na tela

2. Ligue no telemarketing e negocie tudo

Mensalidade da internet, anuidade de cartão de crédito, pacote de TV a cabo, conta de celular… Tudo isso pode ser negociado antes de 2021 começar. Para isso, você só precisa de um telefone, paciência e um copo d’água. Afinal, vai demorar, e você não para no meio porque ficou com sede.

Pode até se programar pra ligar pra um desses serviços por dia, e, até o fim da semana, ter negociado tudo pra pagar menos!

Não tem certeza se vale a pena? Imagine que, depois de fazer todas as ligações, você tenha conseguido um total de 50 reais a menos nessas contas. Em um ano, você terá economizado 600 reais!

#PRATODOSVEREM: Nath Arcuri, com as mãos na cabeça, com cara de quem entendeu algo de repente.

3. Reveja assinaturas

Já parou pra pensar quantos serviços você assina, quantos usa de verdade e quais não usou no último mês? E já pensou no valor de cada um deles, e no quanto todos custam todo mês pro seu dinheiro?

Então, pare pra fazer isso agora. Dê uma boa olhada tanto na fatura do seu cartão como no extrato do banco pra ter certeza que não deixou passar nenhum! TV a cabo, Netflix, Amazon Prime Video, Disney+, Spotify, Deezer, PlayStation Plus, Xbox Live Gold… E por aí vai!

Só esses serviços que mencionei dão, somados, mais de 230 reais por mês. Se uma pessoa assina todos eles e decide ficar só um um de cada tipo, dá pra reduzir pra pelo menos 52,70 reais por mês. Em um ano, são mais de 2.127 reais de economia!!!

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri olhando um celular e, em seguida, fazendo cara de chocada, tampando a boca com uma mão

Por isso, analise quais delas você realmente usa e vale a pena continuar assinando, e cancele as que estão só comendo seu dinheiro sem que você consiga aproveitar. E lembre-se: você sempre pode assinar novamente algum deles e ir trocando conforme apareçam ofertas mais interessantes!

4. Negociar e pagar menos no seu financiamento

Você tá pagando algum financiamento ou dívida? Então, comece 2021 fazendo valer seus direitos como consumidor e pagando menos!

Os bancos não querem que você saiba, mas eu quero e vou te contar: você pode fazer a portabilidade da sua dívida ou do seu financiamento de um banco pra outro sem pagar NADA por isso, desde que o outro banco tenha condições melhores pra você.

“Como assim, Me Poupe!??? Eu posso pagar menos juros no meu financiamento???

EXATAMENTE! Pra isso, você precisa saber o Custo Efetivo Total, ou CET, do banco onde você tem essa dívida agora, e do banco pra onde você quer migrar. Se for mais vantajoso, e se o banco aceitar a sua dívida, você pode pedir a portabilidade.

Interessou, né?? Então, dá uma olhada neste vídeo, que a Nath te explica o passo a passo pra fazer essa negociação e diminuir o preço total do seu financiamento:

5. Use o método das 3 canetas

Esse método foi criado pela Nath e já ajudou MUITA gente a economizar dinheiro só com 3 canetas coloridas e os seus extratos. E você pode colocá-la agora, com todos os extratos do ano! Assim, consegue ver direitinho tudo que é gasto essencial, o que pode ser reduzido e o que pode ser eliminado.

Mas, antes disso, o primeiro passo é listar tudo que é essencial pra você. Sem julgamentos, hein?? Você precisa saber o que realmente importa pra você. Assim, depois, poderá ver linha por linha dos seus extratos e grifar cada gasto com uma cor.

Entendeu agora por que eu te pedi 3 canetas coloridas??

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri tocando na cabeça, com cara de “entendeu?”

No fim desse exercício, a ideia é que você consiga VER pra onde seu dinheiro foi e reduzir e eliminar gastos. Dá até pra somar no fim e ver o quanto de dinheiro você deixou de economizar em 2020 pra evitar que aconteça a mesma coisa em 2021!

Quer ver como funciona na prática? Então, dá uma olhada nesse vídeo, que a Nath coloca a técnica em prática com o Jobs. E eu tenho certeza que você vai ficar chocada e chocado com o quanto ele poderia ter economizado em um mês!

6. Foco nas suas metas!

Sabe aquela lista de metas que você fez há algumas semanas, mepoupeira e mepoupeiro?

NÃO??

Como assim “não”? Eu te mostrei neste post aqui o passo a passo pra você já chegar em 2021 com suas metas traçadas!

Bom, se não viu, pode ver agora. Clica aqui e vai lá ler o outro post. Mas depois volta, que eu tô esperando!

Viu? Então, vamos continuar!

Você tem que encarar a sua lista de metas como o que ela é: uma lista de coisas que você REALMENTE quer! Ou seja, ela é a lista que vai te guiar por todo o ano e garantir que você tá usando seu dinheiro pra realizar seus sonhos.

Então, não perca suas metas de vista. Afinal, se você não saiu de casa pra comprar uma capinha de celular, uma blusa ou um tênis novo, é porque não precisava de nada disso até chegar no shopping e ver todas essas coisas. Ou melhor: não precisa de nenhuma delas. E, se precisar, é só transformar em meta e ir atrás.

Nathalia Arcuri concentrada, falando pausadamente "simples"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri concentrada, falando pausadamente “simples”

Economize mais ainda!

Com essas seis dicas, já dá pra garantir uma BOA economia ao longo do ano! Mas tem outras coisas que você pode fazer pra economizar mais ainda. A Nath fez um vídeo lá no canal da Me Poupe! dando 25 ideias pra economizar em 2021, que você pode começar a colocar em prática antes mesmo da vidada do ano:

Ahh, que festa da economia!!

Tem mais alguma coisa que você pretende fazer pra economizar em 2021? Conta pras outras mepoupeiras e mepoupeiros nos comentários!

Até a próxima, e lembre-se: você DEVE começar hoje a trabalhar na mudança que quer ver no futuro!