Você, Me Poupeira! ou Me Poupeiro! que quer fazer o sonho do negócio próprio acontecer em 2022, pega na nossa mão e bora! Pra evitar que você caia em ciladas e garantir que você mergulhe no universo do empreendedorismo com sabedoria, preparamos esse post especial.  

Por Me Poupe!

Estamos chegando ao fim de 2021, momento mais do que apropriado pra fazer o balanço do ano e já começar a traçar as metas pra 2022. E olha só, se você é do time das pessoas que desejam empreender, tocar um negócio próprio ou executar aqueeele projeto dos sonhos, vem cá, porque hoje o nosso papo é com você! 

Reunimos 3 ciladas MUITO comuns no universo do empreendedorismo pra você ficar de olho e PASSAR LONGE, vencer os desafios e construir o seu império!

QUEM VEM?

BINO, É UMA CILADA!


#1 Misturar pessoa física com pessoa jurídica

Tem muita gente que começa um micro empreendimento sem considerar as burocracias, separação de contas e abertura de um CNPJ, ou seja, vai atropelando os passos BÁSICOS!

Com esse alerta vermelho, a gente espera que você NÃO seja um desses. Nada de receber PIX de cliente na conta física, de tratar com fornecedor em veículos pessoais, porque isso pode – e vai – te causar problemas lá na frente!

Sua empresa precisa ser tratada como empresa, não como um novo emprego. Portanto, pesquise, busque informações e se atualize de todo o processo burocrático. Vai ter que abrir um MEI, um ME ou um EPP? Seu negócio terá sede própria? É virtual? Enfim, pesquise e comece com o pé direito.

“E como é que eu faço isso, Me Poupe!?”

Um plano de negócios deve ser a principal ferramenta de gestão do empreendedor que dá os primeiros passos. Ele vai servir de guia e auxiliar a montar a empresa de forma segura, descrevendo o empreendimento e o seu funcionamento.

#2 Desconsiderar cenários de crise

Me Poupeira! e Me Poupeiro!, você tem dois caminhos pra seguir.

O primeiro é do otimista sonhador, que acredita que tudo vai dar certo e prefere não contar com as imprevisibilidades do negócio que está começando. O segundo é do otimista realista, que acredita que tudo vai dar certo e prefere se proteger contra as imprevisibilidades que certamente acontecerão. 

O sucesso não é algo que acontece do dia pra noite. Por trás de cada pessoa que “do nada” chega no topo, tem ANOS de luta. Por isso, na hora de projetar o crescimento da sua empresa, você precisa manter os pés no chão e manter as expectativas dentro do que é possível pra ela.

Algumas medidas de precaução são: criar uma reserva de emergência poderosa, desenhar cenários de baixa, não esperar um retorno rápido ou lucros exorbitantes e, é claro, vislumbrar soluções prévias para algumas situações comuns, como um aluguel reajustado, uma baixa nas vendas, perda de funcionários, problemas técnicos, alta de insumos.

#3 Não investir em divulgação

Ao começar uma empresa, mesmo que de pequeno porte, você precisa contar com estratégias de comunicação para a divulgação do negócio. O marketing é FUN-DA-MEN-TAL, especialmente na fase inicial em que a empresa precisa ficar conhecida, ganhar nome e atrair clientes.

Embora no início seja preciso evitar gastos, você precisa contabilizar os investimentos em divulgação – ou se organizar pra dedicar tempo e esforços a isso! Quais serão as suas estratégias? Fará tudo 100% online? Vai sair com carro de som na rua? Vai distribuir panfletos (alerta vermelho sustentável)? Ou fará um esquema de parcerias, permutas e divulgações em eventos? Enfim, considere um plano de ação de marketing EFICIENTE!

Ainda não sabe por onde começar? 

Então, temos duas dicas pra PME nenhuma botar defeito! 

A primeira é um vídeo completinho da musa Nath que vai ajudar a encontrar o perfil ideal de negócio pra você e, o melhor, sem precisar gastar nada! É só dar o play:

E a segunda dica é daquelas poderosas e que vai te encorajar a empreender em 2022! Essa preciosidade, preparada e guiada pela musa Nath, será capaz de trazer mais clareza para os principais pontos do que é ser autônomo(a) e tocar o próprio negócio.

Conheça agora o nosso curso: “Eu, Chefe de Mim”

E tá esperando o que pra passar esse material pros amigos e familiares? Bora tirar os sonhos do papel e alçar voos altos!

Você também pode gostar…
Lições para começar a empreender
Mulheres empreendedoras para seguir