5 dicas para você não ser o próximo participante de Round 6

08 de outubro | 2021

Se você sente que as dívidas estão te engolindo e que já passou da hora de tomar uma atitude, este post pode te ajudar a enxergar a luz no fim do túnel. Acompanhe essas cinco dicas práticas para desfuder a sua vida financeira e evitar que você seja o próximo personagem da série Round 6.

 

Por Me Poupe!



Nova produção sul-coreana que virou febre em todo o mundo, Round 6 está quebrando recordes e conquistando o público de streamings. De forma inteligente, o roteiro gira em torno de um grupo de pessoas afundadas em dívidas e desesperadas por dinheiro, que aceitam participar de uma sequência de jogos que podem custar suas vidas ou salvar suas finanças. 

 

Ao final, o vencedor leva para casa um prêmio que ultrapassa os R$200 milhões e pode solucionar todos os seus problemas financeiros. Porém, os perdedores são engolidos pela matrix e não saem vivos do jogo – ou seja, é lutar pra salvar a própria pele.

 

O mais curioso da série é que ninguém foi obrigado a competir e correr risco de vida para ganhar dinheiro. No entanto, as dificuldades e problemas enfrentados pelos personagens são tão grandes  que participar parece a melhor opção.

 

AH-QUE-SURTO-DA-INADIMPLÊNCIA!

 

Bom, a ideia não é dar spoiler (a gente não é disso). Esse exemplo extremo, perturbador e cheio de gatilhos é pra servir de alerta sobre quais caminhos NÃO seguir em sua vida financeira. É pra incomodar, pra gerar reflexão e, é claro, MUDANÇA!

 

E qualquer identificação NÃO é mera coincidência! De acordo com a última pesquisa divulgada pela pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o número de endividados no Brasil bateu mais um recorde, subindo para 74% em Setembro/2021.

 

“É, Me Poupe!, não tá NADA fácil e parece que o buraco vai ficando cada dia mais fundo”. A gente sabe que essa condição é realmente desafiadora, mas o que não dá é pra entregar os pontos!

 

Tá na hora de arregaçar as mangas e traçar o seu plano da desfudência! Segue com a gente e confira essas cinco dicas que vão transformar sua relação com as suas dívidas.

 

Cartão Round 6 e Margarete

#PRATODOSVEREM: Cartão com os símbolos do Round 6 e com a Margarete ao lado



OBEDEÇA O SEU ORÇAMENTO

Você tem clareza do quanto ganha e do quanto gasta? Você sabe no detalhe qual o destino do seu dinheiro? Ter controle sobre seu orçamento é essencial para evitar que você viva na escassez. 

 

E a Me Poupe! não se cansa de dizer que, se você não poupa nem um centavo do que recebe, e ainda gasta além daquilo que ganha, temos um sinal de alerta vermelho! 

 

É aí que existem dois caminhos: ou você revê os seus gastos, pisa no freio e passa a viver um degrau abaixo; ou você corre atrás de uma renda extra pra essa conta fechar no azul. O que simplesmente não dá, Me Poupeira! e Me Poupeiro!, é pra seguir encarando esse cenário com naturalidade.

 

Natalia Acuri

#PARATODOSVEREM: Nathalia Arcuri dizendo: “vamos começar?”

 


ESTANQUE O SANGRAMENTO

Chega de fazer novas dívidas! Esse é o passo número um pra se livrar das que você já tem e não deixar que virem uma bola de neve.

 

Pensa aqui comigo: se o máximo que você pode ter de dívidas pra não se afogar nelas é 20% da sua renda, é aí que você deve passar a régua. E PRESTA ATENÇÃO: dívida não é só financiamento, ein! Cartão de crédito, cheque especial, aquele dinheiro que seu irmão te emprestou. Se a soma de tudo isso ultrapassa esse teto, você está com a corda no pescoço!

 

Como a gente sempre fala, as dívidas acarretam em juros que você paga pro banco. Em outras palavras, não é seu dinheiro que trabalha pra te enriquecer, mas você que trabalha pra enriquecer os outros com ele.

 

Natalia Acuri agradece

#PARATODOSVEREM: Nathalia Arcuri dizendo: “isso pode doer”.

 

SUSPENDA O CRÉDITO

É isso mesmo! Se esforce para comprar à vista e minimizar as chances de entrar em cheque especial ou de fazer novas dívidas.

 

Nem todo mundo sabe, mas o principal fator de endividamento dos inadimplentes é decorrente de parcelamentos – principalmente com cartões de crédito ou crediários de compra. Por isso, evitá-los é uma estratégia MUITO sábia.

 

Ao gastar dinheiro vivo, a tendência é que você se policie melhor e evite os gastos desnecessários. Além disso, grande parte dos estabelecimentos comerciais oferecem descontos que costumam ser bem altos para quem prefere pagar à vista e em dinheiro.

Assim, além de escapar das dívidas relacionadas aos parcelamentos, você consegue também economizar e tomar as rédeas da situação!

 

Natalia Acuri

#PARATODOSVEREM: Nathalia Arcuri tocando a testa e fazendo um sinal de: “use a cabeça!”

 

NEGOCIE SEMPRE

Me Poupeira! e Me Poupeiro!, ninguém pode ter medo de negociar – muito menos quem tem dívida! Afinal, é só assim que você vai reduzir os juros, ou até quitar o valor total da dívida pagando menos.

 

E olha, o primeiro passo pra uma boa negociação é saber o que você está negociando. Tenha em mãos o valor inicial da dívida, os juros que está pagando, o quanto já pagou até agora e, é claro, uma oferta consistente pra resolver essa situação!

 

Aqui nesse post, a Me Poupe! explica com detalhes como negociar e quitar suas dívidas com eficiência.

 

 

BUSQUE NOVAS FORMAS DE RENDA

Esse pode ser o caminho pra aliviar a sua situação. Entenda como pode fazer uma renda extra, ou seja, incorporar um dinheiro a mais no seu orçamento, em troca de algum serviço prestado – além do seu trabalho fixo. 

 

E é claro que a Me Poupe! sabe que pra muitas pessoas esse caminho é inviável… gente que já trabalha de segunda a sábado, que rala 10h por dia, precisa se deslocar e quase não tem tempo pra si.

 

Pra quem conta com espaços livres na agenda, existe um leque de trabalhos que podem te pagar (bem) e ainda te dar AQUELA sensação de tempo útil bem aproveitado. Avalie seus interesses, talentos e vontades pra entender o que faz sentido.

 

Quanto mais você se aprofundar nas possibilidades de renda extra, mais portas vão se abrir pra ganhar dinheiro. E, quanto mais dinheiro entrar, mais rápido você consegue quitar suas dívidas.

 

Aliás, fica aqui nosso conteúdo MAIS BABADEIRA dos últimos tempos pra te inspirar a escolher a renda extra que mais combina com seu perfil. 

 

A renda extra de cada signo

 

E aí, pronto pra deixar o terror das dívidas de lado e dar passos largos rumo à independência financeira? Por mais que Round 6 seja uma produção de tirar o fôlego, a Me Poupe! sabe que você prefere ficar só como telespectador, não é? 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja o primeiro a deixar seu comentário