Conheça os golpes aplicados no mundo cripto e saiba evitar

25 de novembro | 2021

Quer investir em bitcoin, mas tem medo de cair em algum golpe? Ouviu falar no caso da criptomoeda shiba e está roendo as unhas? CALMA! Pra tudo tem solução e é hoje que vamos falar sobre os tipos de golpes que costumam ser aplicados no mundo das criptomoedas. Então, bora trocar o medo de investir por conhecimento e aproveitar as oportunidades! 

 

Por Me Poupe! e Usecripto

 

Recentemente a equipe de desenvolvedores da criptomoeda shiba inu divulgou um vídeo em sua página de Twitter sinalizando sobre golpistas que, por meio da criação de perfis falsos, se passavam pela empresa e divulgavam promoções e eventos – também falsos – para atrair vítimas, roubar seus dados e conseguir ganhos financeiros. 

 

Depois dessa notícia, muita gente ligou o sensor de alerta e rumou pra internet, atrás de informações sobre o caso. É claro que a equipe Me Poupe! não podia deixar esse assunto passar, então vem com a gente e evite ciladas! 

 

Mas antes, tá sentada(o)? Então, puxa a cadeira pra não cair no chão, porque a notícia é TÃO BOA que pode rolar uma comoção: pra te contar quais são os golpes aplicados em criptomoedas estamos MUITO BEM ACOMPANHADAS por essas duas que arrasam, CAROL E KAKÁ, DA USECRIPTO

AH-QUE-CRIPTO-FESTA! 

 

Golpes no Mercado de Criptomoedas

 

As criptomoedas podem ser relativamente novas, mas os golpes já são antigos e acontecem sempre que há brechas para malfeitores agirem. Por isso, é importante se manter informada e informado. 

 

Dá só uma olhada na lista que preparamos pra você com alguns golpes muito utilizados nesse mercado. Xô cripto golpe, vaza!  

 

#1 Phishing

 

Lembra do caso da criptomoeda shiba inu que acabamos de comentar? O phishing é exatamente esse tipo de golpe, em que malfeitores tentam roubar os seus dados usando e-mails e sites falsos que costumam ser MUITO parecidos com os originais da empresa. 

 

Olha só esse caso que aconteceu com a Carol e a Kaká: elas receberam um e-mail que, aparentava ser de uma empresa séria, a Mercado Bitcoin, e levaram um susto porque o assunto do e-mail dizia que a conta delas seria suspensa (o tipo de coisa que faz a gente clicar bem rápido e sem pensar, né?). 

 

Só que, antes de tomar qualquer atitude, elas analisaram as informações e perceberam que o remetente estava com o nome escrito de forma incorreta – ao invés de Bitcoin, estava escrito bltcolnn (com “l” no lugar dos “i’s” e um “n” a mais). 

 

criptomoeda me poupe

#PRATODOSVEREM: Nath está olhando para a tela de um celular quando, de repente, leva um susto, leva as mãos à boca e arregala os olhos olhando para a câmera.

 

PRIMEIRA CRIPTO-DICA PASSANDO POR AQUI: verifique remetentes, nomes, fotos em redes sociais e, se ainda restar dúvidas, entre em contato com a empresa pra tirar a teima. 

 

#2 Pirâmides

 

Não é pirâmide de faraó não (antes fosse, nos faria bem uma viagem pro Egito, rs). Também não estamos falando da música do Olodum (sdds, carnaval). O golpe de pirâmide já é uma prática tão antiga quanto as múmias que as habitam…  

 

Esse tipo de golpe começa com uma pessoa no topo que convida um grupo de pessoas pra ocupar o degrau abaixo (aportando algum valor para receber rendimentos). Esse grupo de pessoas convida um outro grupo para ocupar mais um degrau abaixo e esse grupo convida um novo, que convida um novo, que convida um novo e assim seguimos, até a hora que acabar o fôlego – ou melhor – que o esquema não se sustentar mais e a pirâmide quebrar. 

 

SEGUNDA CRIPTO-DICA: desconfie de rentabilidade fixa e acima da média, discursos de “dinheiro garantido e com pouco risco”, promessas de ganhos fáceis, rápidos e sem esforço. A gente já falou diversas vezes por aqui que não existe milagre-do-acordei-rica, e que, investimentos em criptomoedas são de alto risco e oscilam, tanto de forma positiva, quanto de forma negativa. 

 

#3 Perfis fakes

 

Muito parecido com o primeiro caso, de phishing, o golpe dos perfis fakes acontece quando um malfeitor cria páginas falsas em redes sociais copiando os perfis de empresas sérias. Eles costumam usar nomes parecidos (às vezes iguais!), fotos, copiam o estilo de linguagem, as postagens, as bios, enfim, tudo o que for possível. 

 

Depois que criam as páginas, eles começam a se comunicar com os seguidores da página real, avisando que o perfil mudou e, na sequência, pedem dados, vendem criptomoedas falsas e abaixo do preço, pedem dinheiro e tudo o que for possível imaginar… 

 

TERCEIRA CRIPTO-DICA: alguma pessoa ou empresa te pediu dinheiro? Desconfie e procure saber diretamente com a fonte – de preferência, ligue! Nunca faça nenhuma transferência de valor e nunca passe dados sem ter certeza de que se trata de uma situação real. 

 

Dicas finais pra evitar os golpes

 

Já passaram três cripto-dicas aí pela sua tela, mas bora relembrar e conhecer outras atitudes que podem aumentar a segurança dos seus dados e investimentos: 

 

Cheque sempre o nome das empresas, endereço do site que está acessando e remetente de e-mails;

Desconfie de rentabilidades fixas em investimentos variáveis, de promessas de ganhos rápidos, sem esforço e acima da média;

Nunca faça a transferência de dados ou dinheiro sem se certificar pessoalmente que se trata de uma situação real;

– Tenha sempre senhas fortes: sabe quando você vai cadastrar uma senha e precisa ter caracteres especiais, letras maiúsculas e minúsculas, números? Faça isso mesmo quando não for obrigatório!

– Não acesse contas bancárias e corretoras em redes públicas;

– Ative o segundo fator de autenticação, ele funciona como uma camada extra de proteção além da sua senha; 

– Preste atenção e evite clicar em links suspeitos ou fazer download de arquivos não-confiáveis.

 

Ah, e tem mais uma dica de ouro: não deixe de acompanhar a Me Poupe! pra conferir todo o conteúdo que a Carol e a Kaká vão trazer pra você ganhar conhecimento e autonomia e investir com segurança no mercado de criptomoedas. 

E pra comemorar esse ship incrível da Usecripto com a Me Poupe!, bora fechar com uma frase de efeito toda misturadona? Aí vai: AH-QUE-FESTA-DO-PARTIU-LUA 🙌🚀



Você também pode se interessar por: 
O que é mineração de bitcoin? Será que vale a pena?
Fique por dentro de tudo o que rolou na LaBitConf

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja o primeiro a deixar seu comentário